Petrobras confirma descoberta de novo reservatório do pré-sal

As perfurações no terceiro poço confirmam o potencial da área, que pode ser um novo mega campo de petróleo, semelhante ao Campo de Lula, o maior em exploração do pré-sal brasileiro

Foto: Petrobras/ABr

A Petrobras confirmou, nesta segunda-feira (28), a descoberta de petróleo leve e de boa qualidade nos reservatórios do pré-sal no terceiro poço na área de Carcará, localizado em águas ultraprofundas da Bacia de Santos.

“Esse poço comprovou a descoberta de petróleo de boa qualidade, em reservatórios carbonáticos com excelentes características, situados logo abaixo da camada de sal”, disse a Petrobras em comunicado.

Esse terceiro poço confirma o potencial da área, que pode ser um novo mega campo de petróleo, semelhante ao Campo de Lula, o maior em exploração do pré-sal brasileiro, situado cerca de 50 km a leste.

Tanto o tipo de rocha, as características do petróleo, a pressão, profundidade e espessura da coluna de acumulação indicam que é o mesmo reservatório encontrado nos dois primeiros poços, com espessura entre 320 e 470 metros.

“Dados de pressão comprovam tratar-se da mesma acumulação dos outros dois poços anteriormente perfurados na área”, ressaltou a Petrobras.

A posição do terceiro poço de Carcará, assim como a do segundo, sugere que a formação possa estender-se mais para o Norte, em área ainda não licitada nos leilões de concessão.

A Petrobras é operadora da área, com 66%, em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção (10%).

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast