100 dias de Vigília escancaram prisão política de Lula

Curitiba já recebeu líderes políticos internacionais, artistas do Brasil e do mundo, milhares de pessoas comuns e um Prêmio Nobel da Paz

Montagem/Joka Madruga

Rostos de 100 dias da Vigília Lula Livre

Completa-se neste domingo (15), 100 dias da prisão política de Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Completa-se também 100 dias da “Vigília Lula Livre”, uma expressão viva e latente da resistência popular contra o encarceramento daquele que é o líder disparado em todas as pesquisas sobre as eleições de 2018 para a Presidência da República.

O Partido dos Trabalhadores, a comunidade jurídica e entidades de defesa do Estado de Direito já denunciaram ao Brasil e ao mundo o caráter político da prisão de Lula. Já apontaram todas as medidas de exceção tomadas durante seu processo judicial. Já mostraram toda a parcialidade de seu julgador, o juiz Sérgio Moro, que sequer se preocupa em esconder suas preferências partidárias, seu desejo cruzadista de combater Lula, o PT e tudo que ambos representam.

Na Vigília Lula Livre, que há 100 dias resiste a atentados a tiros nunca desvendados e ataques oficiais ao direito de reunião e de liberdade de expressão, fica evidenciado de modo cristalino o caráter político da prisão de Lula.

Afinal, qual preso comum recebe a presença e o pedido de liberdade imediata de milhares de pessoas, que deixam suas vidas em compasso de espera por dias, semanas e até meses? Milhares de pessoas que comem, dormem e se revezam em vigília em frente a uma cadeia, dando bom dia, boa tarde e boa noite a um preso.

Qual preso, se não um preso político, recebe a visita de ex-presidentes de outros países, de vencedores do Prêmio Nobel da Paz, de artistas nacionais e internacionais e até de um emissário do Papa Francisco? Todas essas visitas pedindo sua imediata liberdade, denunciando que sua prisão frustra a democracia brasileira, é a maior intervenção judicial no processo político ocorrida no país desde a redemocratização?

Sim, Lula é um preso político. E a Vigília Lula Livre em Curitiba é a Resistência contra o arbítrio. É a expressão viva da luta dos que se rebelam contra o ataque à democracia brasileira, contra a injustiça de encarcerar alguém sem provas, sem crimes, e que tanto já fez por este país.

Conheça, abaixo, alguns dos episódios e visitas que marcaram esses 100 dias de arbítrio e resistência.

7 de abril de 2018. Chegada em Curitiba com apoio do povo e bombas da polícia

Milhares de pessoas aguardavam a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva à sede da Polícia Federal em Curitiba, na noite daquele 7 de abril. Na companhia de amigos, de companheiros de luta, de pai, de mãe, de filhos, cantavam e gritavam que Lula vale a luta, que ele não estava sozinho. Estavam, apesar dos pesares, sorrindo, em luta e em esperança, tirando alegria sabe-se lá de onde, tirando força da própria fé.

Ninguém entendeu quando, no momento de mais paz e energia, na chegada do helicóptero ao prédio da PF, quando só se gritava Lula, começaram a chover bombas no meio das pessoas, das famílias, das rodas abraçadas. Leia mais aqui.

8 de abril de 2018. Gleisi: “Não sairemos daqui sem Lula”

Lula não estava nem 24 horas preso e a senadora Gleisi já deu o tom de como seria a resistência petista

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi a primeira entre as dezenas de políticos do partido que já visitaram a vigília por Lula Livre. O partido nunca sequer cogitou abandonar o ex-presidente em Curitiba. “A prisão de Lula é a primeira prisão política no Brasil desde a redemocratização. O que estamos assistindo é a um completo desvio do papel do Judiciário. Há uma Justiça parcial, que tem lado. Respeitamos a decisão do ex-presidente Lula de cumprir a ordem de prisão, mas vamos lutar em todas as frentes pela sua liberdade”, avisou Gleisi.

Como a senadora, já foram visitar Lula em Curitiba, entre muitos outros petistas, Dilma Rousseff, Paulo Pimenta, Luizianne Lins, Dr. Rosinha, Marco Maia, Fernando Haddad, João Pedro Stédile, Maria do Rosário, Wadih Damous, Lindbergh Farias, Eduardo Suplicy, Celso Amorim, Markus Sokol, Benedita da Silva.

9 de abril de 2018. Manuela: “A gente só sossega quando Lula nos der um abraço e dizer: vamos seguir em frente!”

Ao lado do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), Manuela D’Ávila foi uma das primeiras políticas a visitar Lula

A pré-candidata à Presidência pelo PCdoB foi à vigília e disse: “Querem construir um teatro, não podemos tratar isso como algo normal. Não é normal o primeiro lugar nas pesquisas estar preso, é um novo golpe com aparência de algo democrático”.

Sobre o juiz Sérgio Moro, afirmou: “Ninguém lembra o nome do juiz que mandou prender o Mandela. Ninguém vai lembrar dele. Pequeno vaidoso, fala com pompa, mas não abre mão do auxílio-moradia”. Leia mais aqui.

10 de abril de 2018. Bela Gil: “Lula, o povo está com você! Lula livre!”

A chef e apresentadora Bela Gil foi uma das primeiras personalidades a visitar Lula

A chef, apresentadora de TV e filha do cantor Gilberto Gil foi uma das primeiras personalidades a visitar a Vigília Lula Livre. Levou uma cesta de produtos agroecológicos e doou para uma moradora da rua onde se concentram os manifestantes. Deu boa noite ao ex-presidente Lula e disse por que estava ali:

“É muito bom dar luz e voz a uma manifestação tão importante para o país inteiro. Quero agradecer a todos que estão aqui, pela resistência, em defesa da democracia. Lula, o povo está com você!” Leia mais aqui.

11 de abril de 2018. Boulos: “Essa é a luta dos que defendem a democracia”

Guilherme Boulos no quinto dia na Vigília Lula Livre em Curitiba

O pré-candidato à Presidência da República Guilherme Boulos, do PSOL, foi o segundo pré-candidato à Presidência a visitar a vigília. Ele explicou muito bem o motivo de sua presença ali:

“É preciso unir a esquerda para barrar a escalada fascista que ameaça a democracia brasileira. Essa violência ficou clara no assassinato da Marielle (vereadora do PSOL no Rio de Janeiro). Lula é um preso político, assim como a execução de Marielle é um crime político”. Leia mais aqui.

19 de abril de 2018. Leonardo Boff e Nobel da Paz são impedidos de ver Lula

Leonardo Boff aguarda em frente ao prédio da Superintendência da PF em Curitiba para ver Lula

A característica política da prisão de Lula ficou ainda mais evidente no dia 19 de abril. O ativista argentino e prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel não conseguiu visitar o ex-presidente Lula na sede da Superintendência da Policia Federal. Foi impedido por uma juíza de primeira instância. O mesmo ocorreu com o teólogo Leornado Boff, que só obteve a autorização quase um mês depois.

“Não nos deixam entrar. Estamos esperando para poder encontrá-lo, dar um abraço e levar a solidariedade de muitas partes do mundo: de América Latina, Argentina, França, Itália. Isso é um problema mundial!”, destacou o laureado. “Ele veio em nome da solidariedade, da humanidade, e não pode entrar”, lamentou Boff. Leia mais aqui.

1º de maio de 2018. Milhares vão a Curitiba no Dia do Trabalhador

50 mil pessoas no ato do Primeiro de Maio em Curitiba

Foram 50 mil Lulas que, durante todo o Primeiro de Maio, ocuparam as ruas de Curitiba em um belo e democrático ato pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e contra a perseguição jurídico midiática que culminou com a prisão política de Lula.

Clique aqui e veja quais foram as razões que levaram pessoas de todo o país a se deslocar até a capital paranaense.

3 de maio de 2018. Lucélia Santos: “Querem tirar Lula das urnas”

A atriz Lucélia Santos na vigília Lula livre, em Curitiba

“Se a eleição fosse hoje Lula ganharia no primeiro turno. É isso que não querem e é isso que a gente tem que denunciar.” A denúncia foi feita pela atriz Lucélia Santos, que passou três dias em Curitiba somando-se aos milhares de homens e mulheres em vigília.

“O que vocês estão fazendo aqui é histórico. A resistência é algo muito importante. A impressão que eu tenho é que vocês estão fortes. A organização é impecável, o amor que as pessoas transmitem, isso nos dá uma esperança.” Leia mais aqui.

6 de maio: Chico César: show pela liberdade de Lula

O cantor Chico César emprestou sua arte para a causa da Justiça. Foi à vigília Lula Livre, deu show, discursou e afirmou algo que sempre diz: é dever dos artistas defender a liberdade e a democracia. Veja mais aqui.

12 de maio de 2018. Herson Capri: “Povo precisa sair da mesmice da mídia tradicional”

“O mundo inteiro já sabe que Lula é inocente. Seu governo foi o melhor que já existiu, mas falam em populismo, quando, na verdade, se trata de um governo popular, que governou para o povo, para quem precisa. Eu estou pedindo para que nosso povo vá às ruas e, principalmente leia as mídias alternativas, para ter o outro lado da moeda, para sair da mesmice dessa mídia tradicional. Estou com você e vou vou ficar com você até o fim”. Leia mais aqui.

31 de maio de 2018. Danny Glover: “Lutarei para restaurar a democracia brasileira”

Danny Glover participou do “Boa noite, presidente Lula” na Vigília Lula Livre, em Curitiba

O ator norte-americano e embaixador da Boa Vontade da ONU Danny Glover visitou o ex-presidente Lula em seu cárcere político em Curitiba e, ao deixar o prédio da Polícia Federal, em entrevista à imprensa, declarou: “Em nome de milhões de pessoas ao redor do mundo, que defendem a liberdade de Lulasaio daqui alimentado por sua confiança, esperança, consciência e certeza de que vamos vencer.”

Depois, completou: “Eu tive a responsabilidade de conversar com muitas pessoas neste país, desde as que promovem a lei e a Justiça até os movimentos sociais e as pessoas comuns, no Rio de Janeiro, Curitiba, e São Paulo. As informações que levo, como embaixador da Boa Vontade da ONU, que apresentarei no meu país e em organismos internacionais, são aquelas que mostram a necessidade de restaurar a democracia no Brasil.” Leia mais aqui.

5 de junho de 2018. Frei Betto: Lula nem pensa em retirar sua candidatura

Frei Betto visita Lula e ouve do ex-presidente que está plenamente disposto a concorrer novamente à Presidência

O teólogo e escritor fez uma visita espiritual a Lula na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba. “Lula reafirmou que não pensa em retirar sua candidatura a presidente nem apoiar nenhum dos concorrentes”, contou o teólogo. O ex-presidente teria dito: “Como me retirar de uma disputa eleitoral se as pesquisas comprovam que, sozinho, tenho mais votos que a soma de todos os concorrentes?”

21 de junho de 2018. Pepe Mujica: “Os latino-americanos têm que ser fortes juntos”

Mujica vai a Curitiba pedir a liberdade de Lula e união dos países sulamericanos

O ex-presidente do Uruguai foi visitar Lula e disse ter tido “uma agradável conversa com ele”. Ao sair do prédio da PF, disse: “Quando Lula foi presidente deste país gigantesco, numa atitude de muita consideração e respeito aos países pequenos da América Latina, o Brasil se comportou como uma espécie de irmão mais velho.” Leia mais aqui.

Por Vinícius Segalla, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast