13 personalidades mostram que Luizianne é a melhor para Fortaleza

Professores, feministas, artistas, sociólogos, políticos e donas de casa dizem por que querem a volta de Luizianne Lins à prefeitura da capital cearense

(foto: Paulo Winz)

As duas gestões de Luizianne Lins (PT) na prefeitura de Fortaleza, entre 2005 e 2012, deixaram saudade entre gente de diversos setores da capital do Ceará. A sua política, de fato, transformou a vida social e cultural da quinta maior metrópole do País.

A prefeita petista criou o maior programa habitacional da história da cidade, investiu em meio ambiente, aumentou apenas duas vezes a passagem de ônibus e baixou para menos da metade a evasão escolar, entre outras medidas que colocaram o cidadão mais pobre como protagonista dos gastos públicos.

Além disso, colocou em funcionamento três projetos que são referência internacional em ações voltadas à população que mais precisa de políticas públicas: o Vila do Mar, os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCAs) e o Hospital da Mulher.

Não à toa, muita gente de Fortaleza (e de fora da cidade) quer a ‘Lôra’, como é chamada pelo povo, novamente como prefeita de Fortaleza. Veja o depoimento de 13 personalidades, conhecidas ou não, que desejam a volta de Luizianne ao comando da cidade.

Emir Sader, sociólogo e professor da UERJ

(foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula)

(foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula)

“Foi o melhor momento da história política de Fortaleza. A população da capital tem a possibilidade agora de retomar, desenvolver e aprofundar os programas sociais em particular, mas também o conjunto da gestão de Luizianne.

Nazaré Antero, do movimento feminista Mulheres do Ceará com Dilma

mccd-780x440

“Eu tenho o maior orgulho de sempre estar ao lado da Luizianne. Ela sempre lutou conosco nos movimentos de mulheres. Digo que um governo ético e justo como a da Lôra não tem”.

Ricardo Guilherme, diretor de teatro e professor da UFC

(foto: divulgação)

(foto: divulgação)

“A Luizianne apontou para uma cidade feita para uma real política pública de estado. Ela não trabalhou e nem vai trabalhar para os que privatizam Fortaleza. Ela vai devolver a cidade para quem é direito: para a periferia, para os mais pobres”.

Tiago Porto, do bloco Luxo da Aldeia

11016840_793043807442779_6603440154908927583_n

“Pelo edital e pelo fomento criado por Luizianne, o pré-Carnaval de Fortaleza passou a ser na rua, aberto, democrático, sem nenhuma cobrança de ingresso”.

Deodato Ramalho, líder do PT na Câmara de Vereadores

(foto: divulgação)

(foto: divulgação)

 

“Há um apelo muito forte para a Luizianne voltar. Nós estamos muito animados. Ela tem um grande diferencial para apresentar à população de Fortaleza”.

Regina Lucia, moradora do bairro do Pirambu, na periferia de Fortaleza

Regina Lucia, à esquerda (foto: Paulo Winz)

Regina Lucia, à esquerda (foto: Paulo Winz)

“Eu nasci e me criei no Pirambu. Quando menina, eu tinha a esperança de ver isso aqui como está agora. Minha avó e meus pais também tinham esse sonho, mas morreram antes. Eu me mantive na luta, acreditando. Até que a Luizianne realizou um sonho de mais de 50 anos de vida”.

Socorro Rodrigues, professora das redes municipal e estadual de Fortaleza

(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

“A luta para ganhar a prefeitura de Fortaleza é também uma forma de lutar contra o governo golpista de Michel Temer”.

Eduardo Suplicy, ex-senador (PT-SP) e candidato a vereador em São Paulo (SP)

Brasília - DF, 01/06/2016. Presidenta Dilma Rousseff acompanhada da Ministra Eleonora Menicucci durante Face to Face no Palácio da Alvorada. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

(foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

“Quero expressar o meu integral apoio a Luizianne Lins para ser, novamente, a prefeita de Fortaleza. Ela tem muitas iniciativas a favor do orçamento participativo, da qualidade de educação para todas as crianças, jovens e adultos; doo atendimento a saúde; e de aumentar a qualidade de meio ambiente da bela cidade de Fortaleza”.

Lindbergh Farias, senador (PT-RJ)

lindbergh

“Eu conheço Luizianne há muito tempo. Nós fomos, juntos, da diretoria da UNE. Eu sei que ela faz tudo com muita garra e vontade. Foi uma grande prefeita de Fortaleza e trabalhou para os que mais precisavam. Eu estou com Luizianne de novo”.

Teresinha de Jesus, moradora da Rosalina, na periferia de Fortaleza

(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

 

“Apesar da Luizianne não me conhecer, ela não sabe o bem que ela fez para mim e para a minha família. O que a Luizianne fez no bairro foi muito bonito. Eu não tinha em quem votar. Quando descobri que a Luizianne era candidata, dei pulos de alegria. Ela viu nós da Rosalina como gente”.

Pedro Otávio, estudante

(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

“Graças a Luizianne, nós temos o Cuca hoje em dia. Temos como jogar futsal, natação, todos os esportes. Luizianne é a melhor prefeita que Fortaleza já teve”.

Edilaine Oliveira, dona de casa

(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

“Ela foi a única prefeita a pensar nas mulheres e construiu o Hospital da Mulher. Nós queremos a Luizianne de volta”.

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República

(imagem: reprodução)

(imagem: reprodução)

“A Lôra tem que voltar a ser prefeita de Fortaleza, para recuperar aquilo que foi, sem dúvida alguma, a administração mais comprometida com a juventude e a sociedade pobre da cidade de Fortaleza. Ela sabe cuidar melhor das mulheres, das crianças, da juventude, da cultura, dos meninos e meninas da periferia”.

Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast