181 cidades estão com prazo aberto para cadastrar biometria

O uso da identificação eletrônica será obrigatório em mais de 700 municípios nas próximas eleições. Pelo menos 75 milhões de pessoas já se cadastraram

Divulgação

Previsão é que até 2022 todos os eleitores do país estejam cadastrados no sistema

Uma das principais novidades para as eleições que ocorrem em outubro é o cadastramento biométrico, identificação eletrônica que utiliza as impressões digitais no ato da votação. A tecnologia, que já tem mais de 75 milhões de eleitores cadastrados, será implantada gradativamente em todo o País até 2022.

Neste ano, o cadastramento biométrico será obrigatório em mais de 700 municípios. Destes, 181 ainda estão com o processo de cadastramento aberto até o mês de março.

O prazo final varia de acordo com cada cidade. Em algumas delas, é necessário agendar o atendimento para o cadastro. No entanto, todos os eleitores podem se cadastrar, independentemente de estarem num domicílio eleitoral que já tenha a biometria obrigatória.

Quem perder o prazo para o cadastramento terá o título suspenso pelo TSE a partir de 9 de maio. A perda ainda traz  penalidades como a proibição de assumir cargos públicos e de emitir passaporte.

As eleições deste ano serão para a escolha de presidente da República, governadores dos estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e estaduais – no caso do Distrito Federal, deputados distritais.

Outros prazos

Quem tiver interesse em se filiar a algum partido político, por exemplo, tem até o dia 7 de abril.

Para os eleitores que quiserem transferir o domicílio eleitoral, o prazo final é 9 de maio. Mas atenção: para esse procedimento, é necessário regularizar o título e fazer atualização de cadastro junto ao Tribunal.

Quem desejar votar fora do domicílio eleitoral pode fazer o pedido entre 17 de julho e 23 de agosto. A modalidade vale apenas para o cargo de presidente e quando a intenção é votar em uma das capitais ou em município com mais de 100 mil eleitores.

Os eleitores que tiverem dúvidas sobre qualquer procedimento podem ainda entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor pelo telefone 148.

Da Redação da Agência de Notícias do PT com Brasil de Fato

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast