1º de Maio reúne trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil

Milhares de pessoas saíram às ruas em diversos estados do país em protesto contra os ataques aos direitos trabalhistas e pela liberdade de Lula

cut

1º de Maio tem atos por Lula Livre por todo o Brasil

Milhares de pessoas saíram às ruas em todo o país, nesta terça-feira, 1º de Maio, data em que se comemora o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora para protestar contra os ataques aos direitos sociais e trabalhistas e a perseguição de parte do Judiciário e da mídia ao ex-presidente Lula, que culminou com sua prisão política por um crime que não cometeu, já que o tríplex do Guarujá nunca pertenceu a Lula, segundo os Cartórios de Imóveis do município.

Lula está isolado em uma das dependências da sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde o dia 7 de abril, impedido até de receber visitas de amigos e autoridades. Só pode receber seus advogados de defesa e a família, que vai uma vez por semana

Além do acampamento Lula Livre, instalado nas proximidades da sede da PF desde o primeiro dia de prisão, atos em solidariedade a Lula e pela sua liberdade têm acontecido em todo o país e no mundo e neste 1º de Maio não foi diferente. Palavras de ordem pela liberdade do melhor presidente que o Brasil já teve ecoaram em todo o mundo.

Em todas as Regiões do Brasil, trabalhadores e trabalhadoras sairam as ruas em defesa de Lula Livre e dos direitos sociais e trabalhistas perdidos desde o golpe de Estado que usurpou o mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff e colocou em seu lugar o ilegítimo Michel Temer.

Em todo lugar, a pauta é a mesma: liberdade para Lula, uma política econômica de geração de empregos e renda, defesa da seguridade e da Previdência Social pública, fim da lei do congelamento de gastos e a revogação da reforma trabalhista.

Confira os atos realizados no Brasil:

Em Maceió, Alagoas, no ato convocado pelas centrais sindicais e frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, trabalhadores e trabalhadoras marcharam pela manhã, nas ruas da capital alagoana, pela liberdade de Lula e contra a perda de direitos dos trabalhadores.

Ato em Maceió no 1º de Maio

No Amazonas, na cidade de Iranduba, a população gritou “Bom dia, Lula!” , durante a “ barqueada”, que cruzou o Rio Solimões. No ato de resistência, os manifestantes defenderam a democracia e Lula Livre.

Ato em 1º de Maio no Amazonas

Em SalvadorBahia, trabalhadores e trabalhadoras também saíram às ruas na Barra, nesse 1º de Maio, contra o retrocesso e em defesa de Lula. A manifestação pela lutar, pela ampliação de direitos, por democracia e por Lula livre teve início às 13h.

Ato em Salvador (BA) no 1º de Maio

 

Em Fortaleza, Ceará, pela manhã , houve o lançamento estadual do Congresso do Povo, no Centro Poliesportivo da Parangaba. No ato, o Levante Popular da Juventude animou a abertura da atividade.

À tarde, no mesmo local, foi realizado o ato político, reunindo dirigentes sindicais e milhares de lutadores e lutadoras do movimento sindical e movimentos sociais contra os retrocessos do governo golpista de Michel Temer, seguido de caminhada pela Avenida Silas Munguba.

Ato em Fortaleza (CE) em 1º de Maio

Em Goiânia, Goiás, a manifestação foi na Praça Universitária. Segundo os presidentes da CUT-GO, Mauro Rubem e da CTB Goiás Raílton Nascimento, o ato unificado das centrais sindicais representa a resistência contra a precarização do trabalho e por Lula Livre. Uma mesa foi montada para a “Escrivinhação de cartas para Lula”.

Em São Luís, Maranhão, a concentração do 1º de Maio começou às 15h,  em frente à Igreja da Penha. O ato foi em conjunto com as centrais sindicais, movimentos populares, a Igreja Católica da área Itaqui-Bacanga  e as frentes “Brasil Popular” e em “Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato”.

 

Em Cuiabá, capital do Mato Grosso, os atos pelo 1º de Maio começaram às 8h, com a “Assembleia Popular do Campo e da Cidade”, no SINTUF- UFMT. À tarde foram realizadas atividades em grupo para reflexão acerca da realidade da população, seguida de uma feira de agroecologia, com produtos orgânicos, frutos da luta do trabalhador e da trabalhadora do campo e da economia solidária. À noite, a partir das 19h ,uma celebração com música e teatro, anima a comemoração pela luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

Em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, trabalhadoras e trabalhadores participam da tradicional missa de 1º de maio.

Em Belém, Pará, o sol escaldante não desanimou as pessoas que foram à Praça da República, no encontro da luta e da resistência. No ato, sindicalistas e manifestantes denunciaram o golpe na democracia, nos direitos do trabalhador e no patrimônio brasileiro. A capital paraense também amanheceu com um outdoor em defesa de Lula.

Em Recife, capital de Pernambuco, a comemoração do 1º de Maio começou com muito sol e calor humano. O ato pela democracia e pela liberdade de Lula foi na Praça do Derby. Um forró improvisado dos companheiros e companheiras dos movimentos sociais, populares e das centrais sindicais, animou as 5 mil pessoas presentes ao ato. Bonecos gigantes de Lula e Dom Hélder fizeram parte da manifestação.

Ato em Recife no Dia 1º de Maio

 

No Rio de Janeiro houve atos nas imediações da estação de Metrô São Cristóvão, Quinta da Boa Vista. A tarde, na Praça XV, no centro do Rio, foi feito um esquete com o grupo Emergência Teatral. Em seguida, com a batucada do Bloco da Democracia, os manifestantes caminharam pelo Boulevard Olímpico até a Praça Mauá.

No Vale do Paraíba, interior de São Paulo, sindicatos participam do 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, em defesa da democracia, por direitos e por Lula Livre

Em Osasco (SP), a manhã deste 1º de Maio começou com mais uma edição do Desafio dos Trabalhadores, a tradicional prova de corrida e caminhada do dia 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Em sua 10ª edição, 2.500 pessoas participaram do evento.

Em Campinas, CUT,  Intersindical, CTB e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo foram para as ruas em defesa dos direitos dos trabalhadores e pela liberdade do ex-presidente Lula.

Em São Bernardo do Campo, teve procissão para celebrar São José Operário, padroeiro da classe trabalhadora, e missa na Igreja Matriz da cidade, além de um ato inter-religioso encerrou as atividades em defesa do Lula organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC).

 

Ato em São Bernardo do Campo em 1º de Maio

 

Da CUT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast