Campanhas para doação de sangue são permanentes

Para doar sangue é importante estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg e ter entre 18 e 69 anos

O Ministério da Saúde tem uma campanha permanente para incentivar a doação de sangue, para isso é importante estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg e ter entre 18 e 69 anos. Recentemente, jovens que completaram 16 anos começaram a poder doar mediante autorização dos responsáveis.

Na hora da doação, é importante estar descansado e evitar alimentação gordurosa algumas horas antes, mas o doador não deve estar de jejum. O simples procedimento dura cerca de 40 minutos.

Normas nacionais e internacionais norteiam os procedimentos de doação de sangue para dar segurança e proteção, tanto para o doador como para o receptor.

Algumas situações específicas impossibilitam a doação de sangue temporariamente ou de forma definitiva. Pessoas que tiveram evidências clínicas ou laboratoriais de doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, doença de chagas, ou que já fizeram uso de drogas ilícitas injetáveis, por exemplo, não podem doar sangue definitivamente.

Febres e resfriados também impedem a ação até que o doador melhore, enquanto a vacina da gripe pode impedir a doação por um período que varia de 48 horas a 4 semanas, dependendo da vacina utilizada.

Quem fez tatuagens deve esperar de 6 meses a 1 ano para poder doar, devido ao critério técnico para garantir a segurança do sangue doado. O cuidado visa assegurar a qualidade do sangue e evitar a janela imunológica, ou seja, o período em que exames laboratoriais não conseguem identificar a presença do vírus HIV ou de hepatites, por exemplo, em amostras de sangue de uma pessoa infectada.

 

Da Redaçãoda Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

 

confira-o-caminho-do-sangue-doado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast