Corredor de ônibus traz ganhos ambientais a SP

Aumentar a velocidade, além de dar mais conforto e poupar tempo dos paulistanos, economiza combustível e emite menos poluição

Decisão da Prefeitura reduziu pela metade o número de integrações permitidas para beneficiários do vale transporte

As faixas exclusivas de ônibus criadas na gestão Fernando Haddad em São Paulo reduzem tempo das viagens, economizam combustível e reduzem emissões de gases de efeito estufa, segundo estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).

No Corredor Norte-Sul, que inclui a avenida paulistana 23 de maio, a velocidade aumentou em 23%, no pico da tarde: de 13,57 km/h antes da Gestão Haddad para os atuais 16,64km/h.

Para aferir o avanço, foram coletados dados registrados no sistema GPS que monitora a frota de ônibus, 10 dias antes da implantação das faixas (em setembro de 2012) e 10 dias após a implantação das faixas, (em setembro de 2013). Foram avaliadas 145.220 mil viagens de ônibus. As rotas que sofreram alterações nesse intervalo foram desprezadas na análise final.

A pesquisa é a primeira a ser realizado para um instituto independente. O IEMA é uma organização sem fins lucrativos, que se dedica ao estudo de problemas ambientais urbanos.

“Esse estudo indica que a administração do PT, do prefeito Fernando Haddad, está no caminho certo ao priorizar a mobilidade por meio das faixas exclusivas. Agindo assim, os milhões de passageiros de ônibus ganham tempo para outras atividades ou ficar com a família”, avalia o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.

O diretor-presidente do IEMA, que coordenou a pesquisa, André Luis Ferreira, explica que o aumento da velocidade acarreta uma economia direta no consumo de diesel. Na mesma proporção da economia do diesel, há redução nas emissões dos gases que contribuem para o efeito estufa. Além disso, houve a redução de dióxido de nitrogênio, gás precursor do ozônio, que inalado, causa graves problemas à saúde da população.

Para Ferreira, existem aspectos a serem aperfeiçoados, como viabilizar ultrapassagens nos pontos de embarque e desembarque, por exemplo, para dar maior velocidade aos ônibus. A extensão das faixas faz parte do plano de metas da Prefeitura de São Paulo, que previa a implantação de 150 km de faixas exclusivas. Em apenas um ano e meio, Haddad já entregou mais de 353km.

Radial Leste Três linhas da Radial Leste também foram verificadas. Houve um ganho significativo de velocidade em todas: de 7,8%, 17,8% e 29,4%. Segundo dados da Secretaria Municipal de Transporte, no período de julho de 2013 a abril de 2014, depois da implantação das faixas exclusivas na cidade, a velocidade média dos ônibus foi de 25,8 km/h no sentido bairro e de 27,5 km/h no sentido centro.

Plano de Mobilidade Com o total de dez corredores de ônibus, São Paulo soma mais de 120km de extensão. A meta de Fernando Haddad é implantar mais 150 km até 2016, alcançando mais do que o dobro da quilometragem existente hoje. Os novos corredores serão implantados em importantes vias da capital, principalmente nas regiões Sul e Leste.

Serão implantados ainda 13 terminais e ampliados outros dois em funcionamento. A construção de novos corredores e terminais está prevista no Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2014-2017, bem como na Lei Orçamentária Anual para 2014.

 

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias

 

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