Economia está preparada para estímulo ao crédito

Com inflação sob controle, pois o preço de alimentos está caindo, o governo decidiu irrigar gradualmente a economia com crédito

As medidas anunciadas na quarta-feira (20) pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central só puderam ser adotadas graças a um cenário de melhora da economia brasileira.”O BC tem sido muito bem sucedido. A inflação está sob controle, e com o preço de alimentos caindo. Foi por isso que ele [BC] resolveu irrigar gradualmente a economia, com medidas que melhorarão o crédito” também de forma gradual, disse o ministro Guido Mantega.

Segundo ele, a economia do país “está sólida” e não patinando como dizem alguns. “É justamente porque a inflação está absolutamente controlada que estamos tomando essas medidas de flexibilização, a fim de irrigar com crédito alguns setores da economia”, disse o ministro. “A Copa do Mundo foi boa, apesar de ter [resultado em] menos dias úteis [para o país durante os jogos]. O cambio está estável; o fluxo de capital externo está positivo e despertando interesse no exterior. Além disso, a inflação no mês passado foi perto de zero, após vir caindo nos últimos quatro meses”, argumentou.

Menos dívidas -Segundo ele, o endividamento das famílias tem caído nos últimos meses, bem como a inadimplência. Famílias estao habilitadas para isso, com famílias trabalhando e tendo sua massa salarial crescendo

O deputado Afonso Florence (PT-BA), integrante das comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Econômico, concorda que o Brasil vive tem um ambiente favorável para a liberação de mais crédito. “A disponibilização de crédito acontece em um momento positivo, de inflação zero e de números favoráveis na balança comercial”, afirmou.

Para Afonso Florence, a política econômica do governo Dilma tem fundamentos sólidos para manter o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro crescendo em percentual similar ao dos países europeus. “Assim tem sido possível manter o nosso desenvolvimento econômico sustentável, com geração de emprego e renda”, afirmou. Florence acrescentou que uma economia vai bem quando os trabalhadores tem salário justo, dinheiro no bolso e qualidade de vida. “É isso o nosso governo tem garantido”, frisou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil e do PT na Câmara