3º Congresso da Juventude do PT começa nesta quinta

O credenciamento das delegações será no dia 19 e a abertura oficial na sexta-feira (20), com a presença do ex-presidente Lula

Cerca de 600 jovens petistas de todo o Brasil se encontram a partir desta quinta-feira (19) para decidir os rumos da juventude do Partido dos Trabalhadores durante o 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT).

Com homenagem ao ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra, que faleceu no dia 4 de outubro desse ano, o 3º ConJPT acontecerá de 19 a 22 de novembro, em Brasília (DF).

O credenciamento das delegações inicia nesta quinta-feira (19) e a abertura oficial será nesta sexta-feira (20), com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A abertura terá transmissão ao vivo, a partir das 9h, pela Agência PT de Notícias.

O tema principal do 3º Congresso é a luta contra o extermínio da juventude negra.

“O jovem negro no Brasil ainda sofre um processo altíssimo de violência e acaba sendo exterminado dos espaços de vivência. Precisamos e estamos nessa luta para que o jovem negro possa viver. O PT e os governos precisam colocar isso como prioridade em todos os espaços e construções possíveis”, destaca o secretário nacional da juventude do PT, Jefferson Lima, explicando o motivo da escolha do tema.

Jornada Solidária – A juventude do Partido dos Trabalhadores também organiza uma jornada solidária durante o 3º ConJPT, com o intuito de arrecadar roupas para as vítimas da tragédia de Mariana (MG) e livros a serem doados a bibliotecas populares na periferia de Brasília (DF).

“É importante que cada companheiro e companheira que vai participar do Congresso traga livros e roupas para essa jornada solidária”, ressalta Jefferson Lima.

Além dos delegados e participantes do 3º ConJPT, qualquer pessoa pode doar. Basta passar no local do Congresso entre os dias 19 a 22 de novembro e fazer a doação. Mas atenção: as roupas destinadas para Mariana (MG) serão recolhidas pelo exército brasileiro no sábado (21).

Da Redação da Agência PT de Notícias