40 mil pessoas ocupam a Paulista contra a PEC 55 e governo Temer

Manifestação organizada pela frente Povo Sem Medo reuniu multidão em São Paulo antes de votação de medida, que congelará gastos sociais

Paulo Pinto/Agência PT

Ao menos 40 mil pessoas protestam na Avenida Paulista contra o governo de Michel Temer. A principal pauta dos manifestantes é a não aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 – na Câmara, PEC 241 – , que prevê o congelamento dos investimentos públicos e será votada no Senado Federal nesta terça-feira (29).

O ato foi convocado pela frente Povo Sem Medo. Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), discursou durante a manifestação. “Essa PEC vai destruir o Estado brasileiro. Os investimentos em saúde, educação e moradia”, afirmou a liderança. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) esteve presente no ato. Além disso, o cantor Chico César fez show público durante o protesto. Vagner Freitas, presidente da CUT, também compareceu.

Chico César faz show em ato na avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/Agência PT

Boulos convocou a população para sair às ruas também na terça-feira, e ocupar Brasília como forma de pressionar os senadores.  O líder também pediu a renúncia do presidente golpista Michel Temer (PMDB). “Não dá mais para o Michel Temer continuar no comando do Brasil”, afirmou. “Desde o princípio, é um governo ilegítimo, governo que foi fruto de um golpe. Agora, além de ilegítimo, ele perdeu as condições de governar. Vai embora Temer, renuncia”, discursou, seguido de um forte grito de “Fora Temer!” pela multidão.

O governo de Temer perdeu essa semana seu sexto ministro. Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo, pediu demissão após ex-ministro da Cultura Marcelo Calero denunciar pressão para aprovação de empreendimento em benefício de Lima. O escândalo envolve Temer diretamente, pois segundo Calero, o golpista também teria tentado agir em favor de Geddel.

“Derrubaram uma presidenta da República falando que pedalada fiscal é crime de responsabilidade. Agora vem um presidente que achaca um ministro para favorecer interesse pessoal de outro. E isso é o que? Não é crime de responsabilidade?”.

Ato na avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/Agência PT

whatsapp-image-2016-11-27-at-16-32-12-1

Guilherme Boulos e Vagner Freitas em ato na avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/Agência PT

Veja aqui o discurso completo:

Fala de abertura do Grande Ato pelo Fora Temer, feita pelo membro da coordenação do MTST, Guilherme Boulos.

Publicado por MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto em Domingo, 27 de novembro de 2016

Da Redação da Agência PT de Notícias