6º Congresso: 62,7 mil filiados se inscrevem para direção do PT

Em nível municipal, são 3,3 mil candidatos a presidente e 3,8 mil chapas para diretórios. Florisvaldo Souza reforça importância de participação

6º Congresso Nacional do PT

O Processo de Eleições Diretas 2017 (PED) recebeu, de acordo com balanço preliminar divulgado pela Secretaria Nacional de Organização nesta sexta-feira (17), a inscrição de 62.748 filiados para a direção do PT em todo o Brasil. Os candidatos vão concorrer à direção do Partido para os próximos dois anos.

Segundo os dados, em nível municipal, são 3.332 candidatos a presidente e 3.819 chapas para os diretórios. Além disso, foram inscritos 216 candidatos a presidente zonal. Nos grandes municípios, além do Diretório Municipal, o PT conta com Diretórios Zonais. O intuito, com as zonais, é garantir maior aproximação com o filiado.

Ainda de acordo com a Secretaria de Organização, ao todo, foram 4.184 chapas foram inscritas, sendo 3.819 para as direções municipais e 244 para as direções zonais. Além disso, 121 chapas se inscreveram para a eleição de delegados aos Congressos Estaduais.

Estão aptos a eleger suas direções 3.291 municípios e 145 zonais.

Para o secretário Nacional de Organização, Florisvaldo Souza, este é um momento extraordinário, pois mobilizou a militância do PT.

“É um processo de grande mobilização da militância petista. Neste processo, dá a certeza que o PT está muito vivo, muito presente em cada município brasileiro e está com uma vitalidade enorme para enfrentar os desafios que estão sendo colocados na conjuntura”, comemora.

“São mais de 3 mil municípios que tiveram chapas formadas para disputar o PED municipal e também eleger a delegação estadual. Esses municípios têm um processo onde os filiados foram procurados, fizeram debates, participaram de reuniões, cumpriram as cotas e a paridade”, explica Florisvaldo.

Onde o PT está organizado, mas nenhuma chapa ou candidatura se viabilizou ou foi inscrita, a eleição será realizada apenas em nível estadual.

Florisvaldo lembra que mais de 62 mil pessoas se envolveram nesse processo. “É um número extraordiário que mostra a vitalidade do PT e a dedicação da militância petista”.

Florisvaldo Souza, Secretário nacional de Organização do PT, comemora adesão dos petistas

“Os números impressionam para um partido político no Brasil. Isso é uma coisa que só o PT tem nesse momento. Estamos trabalhando com um partido que está apontando para um processo de revitalização muito grande, com uma grande participação de filiados, envolvendo muitos municípios”, continua.

De acordo com o secretário nacional, passado o período de inscrições, é chegada a hora de fazer as campanhas para as chapas, procurar os filiados, fazer o debate político, expor a importância de participação neste processo e de indicar os locais de votação. . “Nós temos um momento que todos os municípios deverão indicar o local onde será a votação do dia 9 de abril. Todos esses municípios deverão realizar um encontro municipal.

Para ele, os números são surpreendentes neste momento em que o PT e seus filiados são atacados. “Esses números surpreenderam principalmente porque o PT e suas lideranças, como o presidente Lula, sofrem um ataque muito grande da mídia e de setores conservadores. Diante dessa situação, ter uma mobilização como essa significa uma grande surpresa, números muito expressivos para o PT”.

ITEM

138

CANDIDATURAS À PRESIDÊNCIA

216

De maneira geral, a paridade de gênero e as cotas de juventude e etnia foram praticamente obedecidas nas chapas inscritas, embora isso não seja homogêneo, criamos as condições para garantir que, tanto os limites mínimo de membros do Diretório, quanto a paridade e cotas sejam respeitadas por ocasião da composição dos diretórios.

“É desta forma, com o maior número de pessoas participando dos encontros no dia 9 e votando é que nós vamos dar uma nova formatação para este partido e que nós vamos estar nos preparando para o desafio das eleições de 2018 e também para os desafios do próximo período. Este momento também é importante porque estamos travando uma luta muito dura contra o golpismo no Brasil. Uma luta muito dura contra o desmonte da Previdência e da legislação trabalhista”, conclui Florisvaldo, conclamando a militância para estar presente nas ruas na luta contra o golpe e preparando o caminho para o futuro.

Da Redação da Agência PT de Notícias