6º Congresso Nacional do PT começa nesta quinta, em Brasília

Evento reúne mais de 600 delegados, além de parlamentares e governadores entre dias 1 e 3 de junho, em Brasília. Nova direção será eleita sábado

6º Congresso Nacional do PT

O Partido dos Trabalhadores dará início, nesta quinta-feira (1º), ao “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva“. O evento acontecerá em Brasília e elegerá, além do novo presidente do partido, os novos integrantes da Executiva Nacional e do Diretório Nacional do PT.

O Congresso Nacional do PT acontecerá nesta quinta, sexta-feira (2) e sábado. Durante os três dias, o PT divulgará, no site oficial do partido e nas redes sociais, informações sobre o evento, além das atividades dos congressistas como debates, discursos, vídeos, fotos e entrevistas.

O evento reunirá 600 delegados e delegadas de 26 Estados e do Distrito Federal, além de membros do Diretório Nacional, presidentes estaduais do PT, governadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos(as), vice-prefeitos(as), vereadores(as) e convidados internacionais. O evento também contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita Dilma Rousseff.

O primeiro dia de Congresso será marcado pela aprovação do regimento interno e pela abertura solene do evento. Além disso, está prevista uma atividade cultural com o cantor Chico César. Na sexta-feira, serão abertos os trabalhos do Congresso Nacional do PT. Além disso, haverá uma conferência internacional para discutir os golpes de novo tipo na América Latina e o caso do ex-presidente Lula. No sábado, último dia de Congresso, serão apresentadas as candidaturas e chapas e feita a votação que vai definir, entre outras questões, o nome do novo presidente do partido.

Os congressistas ainda debaterão as 10 teses nacionais protocoladas e que tratam dos seguintes temas: Cenário Internacional; Cenário Nacional; Balanço dos Governos Nacionais Petistas; Estratégia-Política-Programa; Funcionamento do PT e Organização Partidária. Os delegados votam no sábado (3) mesmo dia em que será divulgado o resultado do pleito.

O atual presidente nacional do PT, Rui Falcão, destacou a importância da realização do Congresso para que o PT elabore e discuta a situação atual do país e possa contribuir de maneira efetiva para uma saída democrática. “Além do necessário balanço de nossos governos e da atuação do PT nos últimos anos, com erros, e acertos em maior número, está mais do que na hora de colocar no centro de nossos debates a definição de uma estratégia precisa para a conquista e democratização do poder do Estado pelo PT”, escreveu o dirigente em seu último artigo publicado como presidente do PT.

Processo democrático

O PT é o único partido do Brasil que, a cada dois anos, promove, através de um processo democrático, dividido em três etapas, mudanças em todos os diretórios do país. Primeiro, através de eleições diretas, filiados elegem presidente, executiva e delegados estaduais. Em 2017, esse processo contou com a participação de quase 300 mil petistas. Em um segundo momento, esses delegados elegem as novas direções estaduais e os delegados nacionais.

Agora, o PT dá início à terceira fase desse processo abrindo o “6º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores”. Todas as três fases contaram com a divulgação através do site oficial e das redes sociais, imputando transparência às renovações partidárias. Os congressistas podem acessar a todas as orientações feitas pela Secretaria Nacional de Organização do PT por meio do Guia do Congressista.

Programação completa (sujeita a alterações)

QUINTA-FEIRA – 1º de Junho
10h00 – Abertura do Credenciamento
16h00 – Aprovação do Regimento Interno