PT promove debate ambiental em contribuição com cúpula do clima

Inspiradas nas declarações da presidenta Dilma Rousseff na ONU, Secretarias do Meio Ambiente e Agrária do partido querem mostrar que o Brasil acumula expertise em práticas de sustentabilidade ambiental  

Com um leque de programas sustentáveis em plena execução em segmentos de grande impacto e demandas ambientais, como a geração de energia elétrica por fontes alternativas e controle do desmatamento florestal, o Brasil já tem muito a oferecer ao debate internacional sobre iniciativas pela preservação do planeta.

Esta é a premissa que levou Partido dos Trabalhadores (PT) e a Fundação Perseu Abramo a promover, no dia 21 de outubro, em Brasília, uma rodada de debates sobre conservação e sustentabilidade.

O evento é um esforço conjunto das secretarias de Meio Ambiente e Agrária do partido, cujos titulares são o deputado Bohn Gass (PT-RS) e o ambientalista Gilney Viana.

“A inspiração para a realização do evento vem da manifestação da própria presidenta Dilma Rousseff na abertura da conferência anual da Organização das Nações Unidas (ONU)”, disse Gass à Agência PT de Notícias na sexta-feira (9).

Na ONU, a presidenta assumiu no dia 27 de setembro compromisso público do governo brasileiro com o mundo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, em 37% até 2015, tendo como base de referência a situação dos níveis e emissão medidos no país em 2005.

“O mundo está vivendo um grande problema, que precisa ser enfrentado por todos para combater os efeitos do aquecimento global”, observou o deputado.

Ele cita como práticas que habilitam o país a oferecer sugestões à Conferência do Clima de Paris (COP 21), os avanços na implantação de programas de geração de energia a partir dos ventos (energia eólica) e do calor do sol (energia solar).

Essas fontes, alternativas e renováveis, já são responsáveis por importante contribuição (de aproximadamente 4%) para o perfil da produção energética nacional. Mas começaram a atual década com participações insignificantes no conjunto de fontes de produção.

A Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) será realizada entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, em Paris, e terá como palestrantes quatro renomados especialistas do ramo.

A programação e relação de palestrantes (quatro especialistas do ramo) no evento petista serão anunciados pelo partido e pelas secretarias envolvidas no decorrer dessa semana. O encontro está agendado para o auditório da sede do partido, no Setor Comercial Sul (SCS) da capital federal.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

PT Cast