No Ceará, Lula terá reencontro com povo que melhorou de vida

Nos dias 29 e 30 de agosto, o ex-presidente Lula visitará o Ceará para ver de perto as ações dos governos do PT que transformaram a vida dos cearenses

Ricardo Stuckert

Lula, Luizianne, Elmano de Freitas em Fortaleza (CE)

O jovem Marcondes Guedes, de 20 anos, filho de agricultores familiares no Crato (CE), é um dos cearenses que mudou de vida com os governos do PT. Marcondes fez o ensino médio na unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) na sua cidade. Hoje, cursa Medicina também no Crato, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), criada pela presidenta Dilma Rousseff em 2013.

Nos dias 29 e 30 de agosto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Ceará, pelo projeto Lula Pelo Brasil, para ver de perto essas e outras transformações que as grandes ações dos governos petistas fizeram no estado, e que agora o governo golpista de Michel Temer está desmontando.

“Eu acredito que o avanço que teve de 2002 até o final do governo Dilma foi sem dúvida ótimo. O acesso e a qualidade na educação, não apenas para quem mora próximo às capitais, mas também para quem mora no interior, ficou real”, comemorou Marcondes.

Na opinião do estudante do Cariri, a visita de Lula ao Ceará “é algo bastante significativo, para que aqueles que levantaram a bandeira de ‘Fora Dilma’ e agora estão começando a sentir a realidade do governo Temer, poderem pensar e ter uma certa oportunidade de mudar”.

Quando o PT estava no governo federal, o povo do Ceará, assim como de todo o Nordeste, sentiu a vida melhorar. O estado viu a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no litoral cearense, finalmente sair do papel e começar a operar. Viu o Cinturão das Águas do Ceará (CAC) integrar bacias hidrográficas para abastecer centenas de cidades e, junto com a Transposição do rio São Francisco, espantar o fantasma da seca no estado.

O cearense presenciou, ainda, a construção de duas novas universidades federais, a Universidade Federal do Cariri, onde o futuro médico Marcondes estuda, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), na cidade de Redenção.

Além disso, com os governos de Lula e Dilma, o Ceará passou a ter 32 unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), sendo uma delas na cidade do Crato, onde Marcondes concluiu o ensino médio.

Lula em visita a Fortaleza (CE)

Além dessas ações, todos os grandes programas sociais dos governos do PT também beneficiaram a população cearense, como relembra o deputado pelo Ceará e líder da Oposição na Câmara, José Guimarães (PT).

“O microcrédito orientado, o seguro Safra para o trabalhador rural, o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) que foi alavancado no governo do presidente Lula, o aumento periódico do Bolsa Família e o reajuste permanente do salário mínimo, que têm grande impacto na renda das famílias”.

Para ele, é esse legado das administrações petistas que faz com que, a partir da visita de Lula à região, o Nordeste volte a ter esperança.

“Será o reencontro de Lula com uma região onde seu povo melhorou de vida, mudou, cresceu, e teve cidadania com as políticas de inclusão e desenvolvimento realizadas por Lula”, afirmou Guimarães.

Líder da Minoria da Câmara, Guimarães destacou que essas políticas, implementadas quando o Partido dos Trabalhadores estava na presidência da República, “agora estão sendo desconstituídas por esse governo, que nem sequer conhece e nem sabe o que significa a região Nordeste”.

Segundo o deputado cearense, os golpistas que estão no poder consideram a região um problema. Mas, para Lula e para o PT, o Nordeste é solução.

“No governo Lula, o Nordeste deixou de ser exportador de mão de obra desqualificada para o sudeste do País, e virou porta de entrada do emprego, da renda, do crescimento e do desenvolvimento”, garantiu.

Por tudo isso, declarou o senador José Pimentel (PT-CE), o povo cearense está ansioso para abraçar o ex-presidente Lula.

“Está renascendo a esperança com a possibilidade de retomada dos projetos de crescimento econômico, com distribuição de renda e inclusão social. Lula tem muita energia e as famílias cearenses o receberão de braços abertos. O entusiasmo é grande nas plenárias e reuniões de organização do projeto Lula Pelo Brasil, que venho participando”, apontou o senador.

As expectativas da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) para esta visita também são positivas.

Para ela, Lula tem um legado a defender, que não é mostrado na grande mídia, pois esta tem apostado na perseguição e desconstrução da imagem do maior presidente da República que esse País já teve.

“Ele tem um legado que precisa ser resgatado e talvez a melhor forma de fazer isso seja Lula diretamente conversando com as pessoas, olho no olho, sobre o que representou os anos de governo do PT, resgatar todas as conquistas que foram feitas”.

Lula ao lado da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT-CE)

Luizianne, que já foi prefeita da capital Fortaleza (CE), lembrou que Lula sempre realizou essas viagens por todo Brasil.

“Essa é uma prática que ele sempre fez. Eu lembro demais na minha juventude, quando entrei para o PT, lá na primeira candidatura de Lula em 89, ele já fazia essas viagens por todo Brasil antes mesmo de ser candidato. Portanto, é uma prática natural dele, ele gosta e se alimenta do encontro com o povo”, ressaltou.

Já na opinião do colega José Guimarães, o projeto Lula pelo Brasil servirá para o povo dizer qual o projeto de nação que quer construir.

“Essa visita não é campanha, é a construção de um projeto, de um novo projeto para o País. Minha expectativa é que com esse reencontro, Lula comece a ouvir a população sobre que projeto de nação nós queremos, dialogando, conversando, formulando, mas principalmente ouvindo. Não se tem solução para o Brasil pelos gabinetes. Tem que ser nas ruas, ouvindo e delegando à população o direito de escolher”, concluiu o deputado petista.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias