PT lança plataforma digital de consulta popular em Cuiabá

Brasil que o Povo Quer visa ouvir população sobre políticas públicas que vão orientar formulação de programa de governo para o País e para Mato Grosso

Robson Fraga

Lançamento Brasil que o Povo Quer, em Mato Grosso

O Partido dos Trabalhadores lançou neste sábado (11), em Cuiabá (MT), a plataforma digital Mato Grosso e o Brasil que o Povo Quer. Um site onde a população pode opinar sobre políticas públicas que vão orientar a formulação de um programa nacional de governo e também contribuir para a formulação de políticas públicas para o estado de Mato Grosso. O evento aconteceu na sede do Sintep-MT.

A plataforma sugere temas como educação, trabalho, fome e miséria, segurança, liberdade de expressão e recursos naturais para interação. Além disso, convida o usuário cadastrado a sugerir novos temas.

Iniciativa da Fundação Perseu Abramo e do Partido dos Trabalhadores, a plataforma tem como objetivo contribuir na formulação de um novo programa para o Brasil.

“Ouvir a população é prioridade para o Partido dos Trabalhadores, seja em nível nacional ou nos estados e municípios. Nesta plataforma, o usuário pode concordar ou discordar com as opiniões expostas, além de dar sua própria opinião e sugerir novos temas para debate”, disse Isabel dos Anjos, diretora da fundação Perseu Abramo e uma das coordenadoras da plataforma.

Isabel lembra que a ferramenta digital é apenas uma das formas de interação do PT com a sociedade.

“Os diretórios estaduais e municipais do PT têm como prática a implementação de seminários, debates, cursos e oficinas de formação política e de diversos outros temas. Nestas atividades, filiados e não filiados interagem com o partido. Nossa atuação é pautada na participação popular. No PT todos e todas têm voz. A plataforma não esgota o debate, contribui com ele.”

“O Brasil que o Povo quer é um movimento político contra o golpe implementado sobre o PT pelo atual e ilegítimo governo junto com a direita que ai está. Queremos envolver toda a sociedade ouvindo os movimentos sociais, sindicatos, universidades, estudantes, idosos, profissionais liberais… Enfim, todos os brasileiros. Estamos nos preparando para continuar o enfrentamento contra este governo e suas políticas de retirada de direitos”, explicou Renato Simões, membro do diretório nacional do PT.

O presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, fez uma análise político-econômica do estado. Falou sobre os problemas enfrentados pelos mato-grossenses nas áreas da saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Barranco lembrou do escandaloso esquema de escutas clandestinas que grampeou telefones de políticos, empresários e jornalistas executado por policiais militares sob o comando do ex-secretário da Casa Civil, Pedro Taques, que foi preso. Segundo ele, “o maior escândalo da história de Mato Grosso e que colocou em dúvida a seriedade e a capacidade administrativa do governo de Pedro Taques.”

No fim do encontro, Valdir Barranco assinou um termo de compromisso garantindo que o PT estadual vai difundir a plataforma digital por todo o estado.

“O diálogo e a participação social são marcas do PT. Estamos construindo um programa forte de reafirmação do nosso partido em todas as esferas. Ouvir o que o povo quer significa promover com políticas efetivas de transformação capazes de combater o atual modelo de estado mínimo que a direita conservadora tem implementado em todo o país e em especial em Mato Grosso. Vamos trabalhar para ampliar o acesso a plataforma nos 141 municípios que compõe nosso estado. Nenhum direito a menos!”.

A plataforma digital está disponível no endereço: www.brasilqueopovoquer.org.br

Novidades

A plataforma também está com novos recursos. O usuário logado terá acesso a uma barra e menu lateral onde poderá editar o perfil, incluindo foto, além de ter um acesso facilitado às conversas em andamento. O acesso às conversas também foi aprimorado através da exibição de cartões com informações sobre comentários, votos e o desempenho de cada participante na discussão.

Outra novidade, é a possibilidade de sugerir novas conversas. Os debates mais demandados entrarão na próxima etapa de discussão.

Acesse a plataforma Brasil que o Povo Quer, comente e vote! Vamos juntos construir um novo programa para o Brasil.

Da assessoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT-MT)