Abuso sexual é a segunda maior violência contra crianças no Brasil

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado na segunda-feira (18)

Relatos sobre violação de direitos de crianças e adolescentes são registrados todos os dias pelo Disque 100. O canal de denúncias de violações de direitos humanos recebeu mais de 91.342 registros de casos de negligência, violência psicológica, física e sexual em 2014. Para mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes, na próxima segunda-feira (18) o país vai realizar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Campanha pretende chamar atenção da sociedade para o crime. De acordo com os últimos dados do sistema de Vigilância de Violências e Acidades (Viva) do Ministério da Saúde, ao abuso sexual é apontado como a segunda violência mais cometida na faixa etária de 0 a 9 anos, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono.

Na faixa de 15 a 19 anos, esse tipo de agressão ocupa o terceiro lugar, com 5,2%, atrás da violência física (28,3%) e da psicológica (7,6%). Os dados apontam também que 22% do total de registros (3.253) envolveram menores de 1 ano e 77% foram na faixa etária de 1 a 9 anos. A violência na maioria dos casos ocorre dentro da residência da criança (64,5%).

A campanha deste ano tem o lema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. Segundo a  coordenadora-geral de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Heloíza Egas, a vítima geralmente sofre por ter vários direitos cerceados.

“A violência sexual nunca vem sozinha. Ela também está sempre associada a outras violações de direitos humanos, como negligência e maus tratos”, disse.

De acordo com  Egas, a violência sexual  acontece de duas formas distintas; tem o abuso (acontece geralmente dentro de casa ), e a exploração sexual, que visa  fins comerciais. Além de combater o crime, a estratégia de trabalho da SDH tem sido focar na capacitação dos profissionais que atendem as crianças e adolescentes que sofrem violência sexual.

“As crianças e adolescentes vítimas desses crimes acabam tendo que ser ouvidas muitas vezes. Nós estamos trabalhando para aprimorar o atendimento dos profissionais que precisam lidar com um momento difícil da vida de quem sofreu o ato criminoso” disse.

O lançamento oficial da campanha, será realizado na próxima segunda-feira (18) com a presença do ministro da SDH, Pepe Vargas.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

PT Cast