Acampamento por demarcação reúne 3.000 indígenas no DF

O 15º Acampamento Terra Livre (ATL) reúne delegações de mais de 100 povos. Deputado João Daniel cobra em Plenário volta das demarcações

Lula Marques

Mais de 3.000 indígenas foram a Brasília pedir retomada das demarcações de terra, em abril de 2018

Termina nesta sexta-feira (27) o Acampamento Terra Livre 2018, que mobiliza mais de 3.000 indígenas que estão em Brasília debatendo e reivindicando por questões de interesse dos povos indígenas. A estagnação do processo de demarcação de terras é sua maior denúncia.

O deputado João Daniel (PT-SE) abordou o tema em plenário nesta quinta-feira: “O acampamento luta para buscar a reversão de ataques impostos pelos atual governo, que atua junto com a bancada ruralista. Existe um grande descontentamento com a paralisação dos processos de demarcação, com o aumento da violência nas terras indígenas, com o crescimento do desmatamento e com a ampliação do garimpo”, alertou, cobrando que se retome o ritmo das demarcações dos governos do PT.

O 15º Acampamento Terra Livre (ATL) é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e reúne todos os anos delegações de mais de 100 povos vindos de todas as regiões do País. Com o tema “Unificar as lutas em defesa do Brasil Indígena – Pela garantia dos direitos originários dos nossos povos”, o acampamento ocorre num contexto – segundo avaliação do movimento indígena nacional – de um dos maiores ataques aos direitos indígenas desde a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Para João Daniel, o acampamento é mais um foco de resistência aos ataques a esses direitos, que só serão preservados e resgatados com mobilização. “O governo está proporcionando a falência total da política indigenista, a paralisação total das demarcações só vem comprovar essa falência. Com isso, os territórios sofrem os impactos dos empreendimentos e do agronegócio. As consequências aparecem no modo de viver, na alimentação e no futuro desses brasileiros”, concluiu.

Da  Redação da Agência PT de Notícias