Ação contra o crime organizado prende 1,1 mil em todo o País

Também foram apreendidas três toneladas de drogas na operação conjunta das polícias de 27 unidades da federação

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, considerou um sucesso o resultado da primeira ação nacional da Operação Brasil Integrado, realizada na última sexta-feira (5), com a participação de representantes das 27 unidades da federação, a partir do centro de comando e controle localizado em Brasília e em conexão com outros 11 centros regionais.

“O foco básico foi o combate ao tráfico de drogas e armas, e o combate ao crime organizado atuante em organizações financeiras, entre outras atuações”, informou nesta segunda-feira em nota o gabinete do ministro.

Para Cardoso, o Brasil Integrado adotou um modelo “correto” de atuação, que acaba de transformar a segurança pública em uma política de Estado – e não de governos (estaduais), como era até agora.

Durante as 24 horas de duração, a operação utilizou 26 mil policiais das mais diferentes instituições de segurança e 36 aviões, que realizaram quase cem horas de voo com base em informações de inteligência fornecidas pelos participantes.

Balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (8) dá conta que a ação, com 145 mil abordagens a pessoas e veículos e 221 mandatos de busca, apreensão e prisão, resultou na apreensão de três toneladas de drogas, 40 mil pés de maconha e cerca de mil unidades de drogas sintéticas.

Também foi apreendido dinheiro nos valores de R$ 128 mil e quatro mil euros, 275 armas de fogo e quase sete mil munições, mais 1,34 mil carros e recuperação de 62 veículos roubados ou furtados. Um total de 1.169 pessoas foram presas em flagrante ou em cumprimento de mandatos, segundo o ministério.

A operação reuniu policiais de corporações como Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, além da Força Nacional de Segurança e agentes de institutos de Perícia, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Forças Armadas. Também houve participação do Ibama e da Agência Brasileira de Informações (Abin).

A Operação Brasil Integrado teve origem na Copa do Mundo, quando todos os estados foram interligados à central de comando da capital federal. O trabalho realizado na última sexta-feira foi semelhante ao executado no Mundial, de acordo com a nota, e utilizou os mesmos centros integrados de Comando e Controle, localizados nas 12 cidades-sede, e o cabedal tecnológico neles instalados, como câmeras de alta resolução, com transmissão on line em tempo real.

O balanço indica também que foram realizadas quase 87,8 mil revistas pessoais, 56,6 mil abordagens de veículos/embarcações, e 1,8 mil barreiras policiais. Quase 1,1 mil edificações foram fiscalizadas e 139 voos conferidos, nos quais quase 3,5 mil bagagens foram submetidas a revistas. As intervenções ambientais resultaram em R$ 292 mil em autuações fiscais e 76 laudos periciais.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

PT Cast