Ações da Petrobras sobem mais de 6%

Papéis da estatal sofrem forte elevação pelo segundo pregão consecutivo e levam Bolsa de Valores a superar patamar de 54 mil pontos

A perspectiva de a Petrobras divulgar nos próximos dias o balanço auditado de 2014 e de promover venda de ativos provocou uma forte valorização das ações da estatal nesta segunda-feira (13).

As ações ordinárias da estatal avançaram 7% e as preferenciais, 6%, no início desta tarde. O movimento de alta nos papéis da Petrobrás perdura desde o encerramento da última semana, quando a valorização chegou a 10%.

Esse forte movimento para cima produziu uma alta no principal indicador de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa): subiu 0,43% e alcançou 54.448 pontos. No pregão de sexta-feira, o índice superou os 54 mil pontos pela primeira vez no ano. A última vez que isso aconteceu foi em 28 de novembro.

O mercado aguarda a aprovação dos números auditados por consultoria externa na reunião do Conselho de Administração da Petrobras agendada para a próxima sexta-feira, 17.

Tendo vivido dias conturbados e de forte desvalorização, as últimas avaliações dos operadores da bolsa indicam um “clima de melhora da situação” na estatal petrolífera. Duas Há duas semanas a Petrobrás obteve também um aporte financeiro de US$ 3,5 bilhões (mais de R$ 11 bilhões) de instituição bancárias chinesa.

Na sexta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,76% (54.214 pontos), ajudada não só pelo comportamento da Petrobras como também pelo avanço das ações de bancos. Na semana, o índice subiu 2,05%.

Da Redação da Agência PT de Notícias