Advogados participam de jantar em desagravo à defesa de Lula

Ato foi necessário para garantir as prerrogativas de atuação dos advogados do ex-presidente na atual conjuntura autoritária, disseram juristas

Reprodução/Facebook

Valeska Zanin Martins e Cristiano Zanin Martins

Um grupo de advogados realizou um jantar de ato em desagravo à equipe da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Realizado em um restaurante da capital paulista no domingo (21), o evento contou com a presença de juristas renomados como Celso Bandeira de Mello, Fernando Fernandes, o ex-ministro José Eduardo Cardoso, Pedro Serrano, Alberto Toron, Antônio Cláudio Mariz e Marco Aurélio Carvalho.

Os advogados de defesa do ex-presidente Cristiano Zanin Martins e Valeska Zanin Martins receberam o apoio dos colegas.

O momento de autoritarismo pelo qual passa o Brasil, com prerrogativas e leis sendo atropeladas por parte do Judiciário, levou os juristas a promoverem o encontro. De acordo com o advogado e professor constitucionalista da PUC-SP, Pedro Serrano, o ato foi uma manifestação em favor do direito das prerrogativas da democracia.

“Vivemos um momento de autoritarismo político e jurídico em âmbito nacional e os advogados são os alvos principais desse processo, uma vez que representam a contraposição a esse tipo de atitude de exceção. É o advogado quem defende as pessoas contra as repercussões desse autoritarismo”, afirmou Serrano.

Outro advogado presente no jantar, o criminalista e professor Fernando Augusto Fernandes, sócio do Fernando Fernandes Advogados, o encontro mostra resistência da classe contra os abusos que possam vir a ser cometidos contra o exercício da advocacia.

“O jantar representou uma importante manifestação de união da advocacia em favor do Estado de Direito e das prerrogativas dos advogados.”

Outros movimentos, como a Frente Brasil de Juristas pela Democracia, também se organizam para atuar na defesa de um processo justo e legal contra o ex-presidente Lula, na garantia das prerrogativas de sua equipe de advogados e contra ações que possam ser enquadradas como lawfare e crimes contra a honra.

Em outra situação, o jurista e professor emérito Celso Bandeira de Mello, também presente no jantar, criticou os excessos cometidos pelo juiz da 13ª vara federal de Curitiba, Sério Moro. Para ele, atitudes politicas do magistrado “ameaçam a credibilidade do Judiciário”.

Por Ana Flávia Gussen, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast