Aécio desrespeita a democracia ao incitar golpe, afirmam petistas

Apesar de os brasileiros escolherem a presidenta Dilma Rousseff para governar o país, tucano insiste em discurso de impeachment 

O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, criticou nesta segunda-feira (6) a estratégia da oposição em insistir no golpe contra o governo da presidenta Dilma Rousseff.

O dirigente afirmou, em seu perfil no Twitter, que os ataques do senador Aécio Neves, feitos no domingo (5), durante a convenção nacional do PSDB, são mais uma tentativa de ganhar “no tapetão”.

“Perderam no voto e agora querem ganhar no tapetão. Fora golpistas! Democracia neles!”, escreveu.

Outro petista que vê nítido desrespeito à democracia no discurso de Aécio é o senador Paulo Paim (PT-RS). “Não reconhecer o processo eleitoral é um absurdo. Aécio perdeu e não respeita a regra democrática”, lamentou, em entrevista à Agência PT de Notícias.

O líder do governo na Câmara,  José Guimarães (PT-CE), também rechaçou a postura dos tucanos ao tentarem criar um golpe antidemocrático. O deputado defendeu o respeito as urnas e disse que a tentativa da oposição em pedir um impeachment não é legítima.

“Querem governar o Brasil? Ganhem primeiro a eleição. A democracia tem regras. Qualquer coisa fora disso é uma ameaça ao Estado Democrático de Direito”, disse à imprensa.

“Se o PT vai continuar governando o Brasil, que eles esperem 2018 e não fiquem apregoando o caos”, acrescentou o deputado.

Aguardar as próximas eleições sem ficar “apregoando o caos” é o melhor caminho que o tucano deve seguir, analisa Guimarães, que reforçou que  “o povo brasileiro, em 2018, tomará a decisão sobre quem continuará governando o país”.

“Não é nada responsável para quem quer um dia governar o Brasil. Não vamos aceitar esse tipo de imputação que é feita ao nosso governo. A presidente Dilma foi eleita pelo voto popular e é com ela que vamos governar até 2018. O que virá caberá à sociedade decidir. Essa coisa de discutir impeachment é coisa de uma oposição de direita, truculenta”, afirmou.

Guimarães também questionou o discurso  ético do PSDB. Para ele, falta “moral” ao atacar o PT, já que alguns tucanos já enfrentaram problemas judiciais.

“Esse Agripino Maia, senador, denunciado no Supremo por um desvio de recurso no RN. Esse Cássio Cunha Lima, faz discurso ético, foi cassado pelo TSE. Falta moral para eles virem imputar. O presidente do PSDB diz que o TSE tem que julgar as contas da Dilma. Quer dizer que as instituições vão fazer o julgamento seletivo? Não. Isso não pode”, declarou.

O petista também classificou como “piada” a fala de Fernando Henrique Cardoso (FHC), na convenção de ontem do PSDB, ao dizer que “o PT quebrou o Brasil”.

“Ele quebrou o Brasil, queria até vender o Banco do Brasil, a Petrobras. Recebemos o país em 2002 com 12,5% de inflação, o país quebrado. Eles quebraram o Brasil, dizer que o PT quebrou o Brasil parece uma piada dessa gente que governou durante oito anos”, afirmou.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

PT Cast