Aécio é derrotado em ação contra sites de buscas

Tucano pretendia excluir da rede notícias que o vinculavam ao desvio de verbas durante sua gestão no governo de Minas Gerais.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi derrotado em ação judicial contra os sites de busca Google, Bing, da Microsoft, e Yahoo. Ele tentava, na Justiça, excluir páginas que o relacionavam com desvios de bilhões de reais aos cofres públicos mineiros. Ele tenta, desde 2013, as ações contra os sites de busca.

Os advogados de Aécio afirmam que ele vai recorrer. O juiz Rodrigo Garcia Martinez, do Tribunal de Justiça de São Paulo, responsável pela decisão, alegou que o pedido do tucano contraria o direito a livre manifestação.

“Se numa biblioteca pedimos um livro, eles o localizam e o trazem. Se o conteúdo é apto a cometer ilícito, o autor é quem deve responder, não a biblioteca ou o bibliotecário, sob pena de realizarmos práticas fascistas, comunistas ou nazistas”, afirmou o juiz.

Para Martinez, “não é justo acionar os sites de busca em vez dos autores das notícias”.

Em março de 2014, quando ainda era pré-candidato à Presidência da República, Aécio Neves também teve o pedido de excluir notícias que o vinculavam aos desvios durante o período em que foi governador de Minas.

Na época, ele acionou a Justiça com duas ações. Uma pedia a remoção de links e perfis em sites de buscas que o relacionavam com o uso de entorpecentes. E o outro, tratava do desvio de dinheiro.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast