Aécio Neves deixa campanha eleitoral no vermelho

A direção nacional do PSDB terá que cobrir o prejuízo de R$ 550 mil

Foto: Cadu Gomes/ AgPT

Sem opções para montar chapa de Aécio, tucanos não sabem a quem recorrer

Terminada a campanha para a presidência da República, o candidato derrotado Aécio Neves (PSDB) deixou um déficit de R$ 550 mil nas contas eleitorais. Enquanto isso, a campanha da presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT) terminou com um saldo positivo de R$ 261 mil. O total gasto pela campanha dos dois candidatos ultrapassou R$ 570 milhões. Os valores foram publicados, na terça-feira (25), no sistema de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A campanha de Dilma declarou ao TSE ter arrecadado R$ 350.836.301,70. O valor gasto com despesas eleitorais foi de R$ 350.575.063,64, abaixo do valor estimado em R$ 383 milhões. O saldo de R$ 261 mil será repassado ao diretório nacional do PT para ajudar a custear despesas de outros candidatos do partido.

O candidato tucano declarou ter gasto R$ 223.475.907,21, mesmo tendo arrecadado R$ 222.925.853,17 em doações eleitorais. Segundo o TSE, Aécio deixou uma dívida de R$ 550.054,04, a ser quitada pelo PSDB.

Somente com pessoal, a campanha de Aécio declarou um gasto de R$ 16,5 milhões. O valor pago de Dilma com pessoal foi de pouco mais de R$ 9,3 milhões.

As prestações de contas dos candidatos serão conferidas e julgadas pelos ministros do TSE. As contas da campanha da presidenta Dilma seguem sob relatoria do ministro Gilmar Mendes, após manobra que tirou o processo das mãos do ministro Henrique Neves.

Na semana passada, o ministro solicitou, sem motivo aparentemente justificado, a auditoria de técnicos da Receita Federal, do Banco Central e do Tribunal de Contas da União (TCU) das contas da candidata do PT. Entretanto, o mesmo não foi solicitado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, responsável por analisar as contas de Aécio.

Também determinado por Gilmar Mendes, a campanha de Dilma terá que enviar comprovantes impressos de todas as doações e pagamentos de despesas. O que também não foi solicitado ao candidato tucano.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias