Aeroporto da família de Aécio será investigado novamente

Procuradoria mineira vai apurar possível improbidade na construção do aeroporto nas terras da família de Aécio

As irregularidades na construção do aeroporto na fazenda do tio-avô de Aécio Neves (PSDB), em Cláudio (MG), serão investigadas pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais (MPF-MG). No último dia 17, a Procuradoria da República de Divinópolis (a 50 km de Cláudio) entrou com uma ação no MPF para apurar se o candidato à Presidência da República cometeu alguma ilegalidade. Apesar de ter sido construído com recursos públicos (quase R$14 milhões), o aeroporto fica trancado e a chave pertence à família de Aécio.

Denúncias apontam que o aeroporto funcionava sem a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e tem uso privado. Para utilizar a pista é necessário pedir autorização para os filhos de Múcio Guimarães Tolentino, dono da fazenda. Segundo um deles, Fernando Tolentino, pelo menos um avião pousa ali por semana, e Aécio, pessoalmente, costuma usar a pista de seis a sete vezes por ano.

Múcio era prefeito de Cláudio quando a primeira pista foi construída em sua fazenda. Na época, Tancredo Neves era o governador de Minas Gerais. Porém, o terreno deveria ter sido desapropriado e passado para a prefeitura de Cláudio, o que nunca ocorreu. Já no governo de Aécio, a mesma área foi selecionada para a construção do aeroporto.

Ao desapropriar o terreno, o governo de Minas resolveu uma antiga questão de Múcio. Como ele teve seus bens bloqueados, por causa de uma ação do Ministério Público Estadual, ele não poderia vender a fazenda. Mas, com a desapropriação, ele passou a ter o direto de receber R$1 milhão.

De acordo com o candidato, a pista beneficiou, e muito, os 30 mil habitantes do município. A importância econômica da região é modesta e se sustenta, basicamente, de artesanato. A vizinha Divinópolis, que fica a apenas a 50 km, já tinha aeroporto quando o de Cláudio foi construído.

 

Por Alessandra Fonseca, da Agência PT de Notícias, com informações da Folha de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast