Aeroviários protestam em Brasília e voos sofrem atrasos

Segundo a empresa que administra o terminal de Brasília, 12 dos 94 voos previstos estavam atrasados

Um protesto coordenado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), bloqueou nesta segunda-feira (22) a pista de acesso ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, administrado pelo consórcio Inframérica Aeroportos.

Segundo os dirigentes sindicais, a manifestação, que conta com cerca de 400 manifestantes, é uma reação à intransigência da bancada patronal do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, que se recusa em avançar em uma proposta de reajuste salarial com aumento real para a categoria.

Os trabalhadores na aviação civil reivindicam 11% de aumento e aplicação desse índice aos demais itens econômicos.

Participaram do protesto militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).

Segundo boletim divulgado pela Inframérica, dos 94 voos previstos entre 6h e 10h, 12 tiveram atrasos, mas nenhum foi cancelado. O consórcio explicou que está prestando todo o apoio aos passageiros, com reforços de equipes de atendimento no saguão do terminal aéreo.

O Aeroporto de Brasília deve receber 117 mil passageiros entre hoje e amanhã,  23 de dezembro, o que representa um aumento de 7% no movimento se comparado ao mesmo período do ano passado.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

PT Cast