Agentes de Saúde reconhecem avanços dos governos Lula no RJ

Cerca de 400 trabalhadores de combate às endemias aguardam encontro com o ex-presidente em Nova Iguaçu (RJ), cidade que recebe Lula pelo Brasil

Acervo Pessoal

Sandro Cezar com Lula em 2006

O histórico apoio do ex-presidente Lula aos trabalhadores e trabalhadoras, em especial aos da área da saúde, se concretiza nesta etapa de Lula pelo Brasil no encontro com o Sindicato dos Trabalhadores de Combate às Endemias e Saúde Preventiva (Sintidaúde-RJ).

Em Nova Iguaçu, o ex-presidente teve papel fundamental graças aos seus investimentos na área da saúde e ao apoio histórico à classe, composta hoje por aproximadamente 7 mil pessoas.

“Lula foi simplesmente o presidente que resgatou a dignidade da nossa categoria. Os trabalhadores e  as trabalhadoras estão muito animados para receber o ex-presidente. Somos muito gratos ao Lula”, diz Sandro Cezar, secretário-geral do SintSaúde.

Durante seu mandato como presidente, mais especificamente em junho de 2006, Lula assinou a Medida Provisória (MP) que regulamenta a Emenda Constitucional nº 51 e assegura as atividades de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

A medida possibilitou aos gestores locais do SUS (Sistema Único de Saúde), como Estados e Municípios, a recontratação dos trabalhadores do setor. “O Lula regularizou, reconheceu e regulamentou os servidores da área, que haviam sido demitidos quatro anos antes pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seu Ministro da Saúde da época, José Serra”, acrescenta Cezar.

Para o trabalhador da área de Saúde e sindicalista, “Lula é a única esperança do povo” para resgatar os tempos de investimento social e econômico, sobretudo no estado do Rio de Janeiro, que vem sofrendo um desmonte em áreas fundamentais para o bem-estar da população.

“A esperança é que Lula faça o que vem afirmando, que é revogar todas essas reformas que retiram o direito do trabalhador”, diz. “Lula é um homem de 72 anos que dedicou grande parte de sua vida a cuidar do nosso povo. Ele tem a capacidade de perceber as agruras da sociedade de longe.”

“Somos muito gratos ao Lula”, diz Sandro Cezar, secretário-geral do SintSaúde

Enquanto o governo golpista de Michel Temer ataca programas como o Farmácia Popular, os governos petistas de Lula e Dilma beneficiaram 3,4 milhões de moradores de todo o Estado com a instalação de 2,4 mil farmácias populares. Além disso, mais de 60 cidades do Estado receberam 134 ambulâncias básicas e 45 UTIs.

Também entre as principais ações na Saúde, os governos do PT instituíram o programa Mais Médicos, que beneficia 2,5 milhões de pessoas em 75 municípios do Estado do RJ.

“O governo golpista de Michel Temer é um total retrocesso. Além de retirar os direitos dos trabalhadores com a Reforma Trabalhista, que nos remete à época pré-Governo Vargas, toda a sociedade está sofrendo com as medidas avassaladoras de seu governo, como a ‘Emenda 95’ (Emenda Constitucional 95/2016, conhecida como PEC da Morte, que congela os investimentos em saúde e educação por 20 anos)”, conclui Sandro Cezar.

Lula Pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Jotapê Munhoz, da Agência PT de Notícias