Ajuste fiscal vai até o fim em benefício do país, diz Temer

Em reunião com liderança da base do governo, vice-presidente afirma que confia nos senadores para aprovar medidas que fazem parte do ajuste fiscal

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O vice-presidente da República e articular político do governo, Michel Temer (PMDB), afirmou que esta será uma “semana decisiva” para o ajuste fiscal proposto pelo governo. A principais medidas enviadas pelo Executivo serão votadas nos próximos dias pelo Congresso. “O governo está unificado para não deixar dúvidas de que o ajuste final vai até o final”, disse.

Em reunião com liderança da base governista, nesta segunda-feira (25), Temer mostrou-se confiante da aprovação das medidas provisórias que compõem o ajuste. “O Senado Federal vai compreender o ajuste fiscal e vai aprovar”, declarou à imprensa ao sair do encontro.

Os senadores devem votar as MP 664, 665 e 668, que alteram as regras para concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas e elevam a tributação sobre as importações. Na Câmara, o governo quer aprovar o Projeto de Lei 863/2015, que reduz a desoneração da folha de pagamento das empresas.

Questionado sobre a possibilidade da MP 664 caducar, Temer foi enfático ao disser o que o Planalto almeja “levar até o final” o ajuste, inclusive a MP 664.

Sobre o valor do corte no orçamento de R$ 69,9 bilhões para fazer a economia e dar condições para o País voltar a crescer , o vice-presidente disse ser “suficiente” e “necessário”. O contingenciamento foi anunciado na última sexta-feira (22) e tem o objetivo de ajudar a atingir a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).
 
Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

PT Cast