Alckmin: passada a eleição, pires na mão

Às vésperas de um colapso no abastecimento de água, um choque de realidade atinge, finalmente, o governador de São Paulo

João Paulo Rillo, do PT: pedido de ajuda tardio de Alckimin é “estelionato eleitoral”

Embora tardio, o pedido de ajuda ao governo federal foi comemorado até pela oposição, em São Paulo. O deputado estadual Gerson Bittencourt (PT) viu com bons olhos a inciativa do tucano Geraldo Alckmin. “É necessário, pois estamos vivendo uma crise hídrica que impacta social e economicamente a vida da capital”, avalia. Para Bitencourt, faltou, no entanto, apresentar propostas de médio e longo prazo para evitar novas crises de abastecimento.

O líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado João Paulo Rillo, o pedido de ajuda, feito somente depois das eleições, reforça a tese de que o governador deveria ter promovido um racionamento desde o início do ano. “Eles cometeram um estelionato eleitoral, jogaram com a população com imprudência e irresponsabilidade”, acusa o parlamentar.

Rillo é o autor da representação, no Ministério Público Estadual, contra as autoridades envolvidas com o colapso de água em São Paulo. Entre os acusados estão, além do governador, o atual e o ex-secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce e Edson Giriboni, respectivamente. Também está na representação o diretor da Companhia de Saneamento do estado (Sabesp) para Região Metropolitana, Paulo Massato, e a presidente da estatal, Dilma Penna. “Os agentes públicos tinham o dever legal de agir e esclarecer a população e se omitiram, incorrendo em improbidade administrativa”, afirma o deputado.

Segundo dados da Sabesp, nos anos de 2012 e 2013 a empresa distribuiu R$ 3,8 bilhões de dividendos entre os acionistas. Para Bitencourt, esse procedimento privatista faz parte da história do PSDB. “É a visão que eles têm do papel das estatais”, diz o deputado petista.

Para o parlamentar, o governo federal deveria encontrar uma maneira de impedir a transferência de dividendos para acionistas enquanto a crise de abastecimento de água não for solucionada. Outro problema apontado pelo deputado é a perda de água na distribuição. “Entre 30% 40% da água se perdem até chegar às casas e às empresas”, informa.

Segundo Rillo, a Sabesp era uma empresa estatal lucrativa, mas foi transformada em uma empresa financista. “Desvirtuaram a natureza da Sabesp, transformando-a em uma empresa de capital aberto, um banco, cuja preocupação é dar lucro aos acionistas”.

O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, Cauê Macris, foi procurado pela reportagem da Agência PT de Notícias, mas, em reunião, não retornou o pedido de entrevista.

Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

PT Cast