Alencar Santana Braga: O trem precisa ir além do aeroporto

O Brasil é um país em desenvolvimento. Além da grande inclusão social ocorrida nos últimos anos, através dos investimentos do Governo Federal e com o fomento do BNDES, o país…

Alencar Santana, líder do PT na Alesp

O Brasil é um país em desenvolvimento.

Além da grande inclusão social ocorrida nos últimos anos, através dos investimentos do Governo Federal e com o fomento do BNDES, o país deu um salto em qualidade de sua infraestrutura urbana e de mobilidade, com a construção de metrôs, corredores de ônibus, BRTs, rodovias, usinas, portos, aeroportos e obras hídricas.

Uma das obras em andamento, e de grande interesse ao povo de Guarulhos, é a implantação do trem até o Aeroporto Internacional.

A chegada do trem, nos dá outras perspectivas e devemos lutar para que ele vá além do aeroporto, atendendo os bairros da cidade e a nossa população.

Considerado pelo IBGE como o maior fluxo entre cidades do país, o trecho entre as duas maiores municípios do estado, a ligação entre Guarulhos e São Paulo via trilhos tem recebido diversos apoios populares, como o “Guarulhos quer Metrô” e o “Não vamos perder esse trem”. Tais movimentos são de cunho popular que visam ampliar o diálogo não só para a construção das linhas, mas também para que elas atendam efetivamente as necessidades da população.

No entanto, depois de pronta, a interligação entre a Zona Leste e o Aeroporto não resolve o a necessidade do povo de Guarulhos, demandando desde já sua extensão.

E se faz necessária essa extensão agora não somente porque de fato atenderá muito mais trabalhadores guarulhenses, mas também porque ela pode ser comprometida com a chegada de outras obras, como o acesso do Rodoanel ao Aeroporto, que pode impossibilitar que o trem siga adiante se não compatibilizarmos os projetos agora.

Além de chegar 30 anos depois da inauguração do Aeroporto, o trecho sobre trilhos, que já estava previsto desde a implantação do terminal aéreo, não pode servir exclusivamente aos passageiros. Deve estar também acessível a milhares de guarulhenses dos bairros do entorno que trabalham no próprio Aeroporto ou se deslocam à Capital para estudo, trabalho, tratamento médico ou lazer, como os habitantes do São João, Taboão, Presidente Dutra e Bonsucesso, além da grande e importante região dos Pimentas.

Trata-se de uma região populosa e com urgente necessidade de melhoria das condições de mobilidade urbana.

Se o crescimento do número de passageiros, principalmente depois da ampliação e da construção do Terminal 3, justifica a urgência do trem, o crescimento da Cidade de Guarulhos, ocorrido nos últimos anos e percentualmente muito maior do que o crescimento do Aeroporto, justifica mais ainda a necessidade por uma integração adequada com o resto da região metropolitana.

Por isso, é preciso que as obras do Metrô tenham início imediato e que os trens da CPTM cheguem mais longe, no mínimo com estações no São João, Presidente Dutra e Bonsucesso/Pimentas.

Hoje, os moradores de regiões populosas da nossa cidade perdem horas de suas vidas parados em congestionamentos, perdendo muito em qualidade de vida. Ou seja, sem o trem, sofre o trabalhador, sofre o estudante, sofre o doente, sofre o jovem que busca lazer e cultura, sofre o trânsito de Guarulhos e da Dutra.

Nossa pressão é por uma solução adequada e efetiva, que respeite nossa gente e não segmente. Lutamos por aquilo que é justo e correto. O trem está chegando ao Aeroporto, precisamos expandir: não podemos perder esse trem.

Alencar Santana Braga é deputado estadual (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar “Guarulhos quer metrô” e presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de São Paulo