Ampliação recorde do Mais Médicos comprova eficácia do programa

Ministério da Saúde lança edital para contratar três mil novos médicos para atendimento na Saúde Básica

EBC

Saída de profissionais cubanos do Mais Médicos causou apagão na saúde

A abertura de novas vagas para o Mais Médicos, anunciada na última semana, comprova a eficácia e relevância do programa para o atendimento da Saúde Básica no Brasil. É o que avalia o ex-ministro e atual secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha.

“O Mais Médicos é um sucesso. É um primeiro passo e um passo extremamente corajoso para mudarmos a realidade da saúde pública do nosso país. Temos mais de 60 milhões de brasileiros que só passaram a ter um profissional médico na sua comunidade, no seu bairro, a partir desse programa”, ressalta.

Na segunda-feira (11), o Ministério da Saúde publicou edital para contratar três mil novos profissionais. A intenção é repor as demandas criadas pela saída daqueles que participaram do programa para obter pontuação em seleções de residência médica. Os interessados podem se inscrever na seleção entre os dias 12 e 15 deste mês.

A lista das cidades com vagas abertas pela será publicada no dia 25 de janeiro. A previsão é que os profissionais selecionados na primeira chamada iniciem as atividades em fevereiro.

“Tudo isso só mostra que estava correta a decisão que tomamos de criar um programa como esse e que os apontamentos que faziam os críticos iniciais não se concretizaram. Muito pelo contrário”, avalia o ex-ministro da Saúde nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério, Heider Pinto, em coletiva de imprensa, na última semana, a previsão é que este chamamento tenha a maior quantidade de vagas desde que o programa foi implementado.

“O programa é muito bem sucedido em relação aos indicadores de saúde com presença do programa e as novas vagas, a reposição e a ampliação da participação de médicos brasileiros só reafirmam isso”, complementa Padilha.

Na periferia da maior cidade do País – Na cidade de São Paulo, são mais de 200 profissionais do Mais Médicos, em especial, na periferia. E, segundo Padilha, esses locais atingiram maior redução na taxa de mortalidade infantil e a redução da necessidade de encaminhamento de casos para hospitais e centros especializados.

O exemplo vem de bairros na Zona Sul da cidade, que chegaram a um número de mortes menor que 10 por mil habitantes, menor que a média do estado, região que contava com o menor número de leitos por habitantes.

A continuidade do Mais Médicos tem grande impacto na capital paulista. Foi firmada recentemente uma parceria da prefeitura com o Ministério da Saúde para, além dos médicos que atuam no programa, contratar mais 252 para reforçar o atendimento na periferia.

O programa – Dados do Ministério da Saúde mostram que foram contratados 18.240 médicos desde a criação do programa. O número é responsável por atender a 4.058 municípios e 34 distritos indígenas, atingindo a 63 milhões de brasileiros que não tinham acesso ao atendimento médico.

O sucesso apontado por Padilha se traduz em números. É o que mostra pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto de Pesquisas Sociais e Políticas e Econômicas de Pernambuco, divulgada em 2015.

O levantamento entrevistou 14 mil usuários em 700 municípios e aponta que 95% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a atuação dos médicos do programa. Do total, 85% disseram que a qualidade do atendimento médico está melhor ou muito melhor após a chegada dos profissionais; e 82% disseram que as consultas passaram a resolver melhor os seus problemas de saúde.

Exemplo exitoso – No Piauí, a chegada dos profissionais atendeu a 100% da demanda. O estado do Piauí conta atualmente com 264 médicos estrangeiros. Ao todo, são 370 equipes do Mais Médicos e do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab), em 155 municípios.

Segundo a coordenadora do Mais Médicos no Piauí, Maria Idivani Braga, os municípios piauienses estão com todas as equipes que solicitaram profissionais completas. “O programa trouxe uma grande melhoria na atenção básica à saúde em todo o estado. Isso é inegável”, relata.

“Nos municípios em que visitamos há a satisfação evidente da população. E alguns gestores do estado chegaram a confidenciar que, se pudessem, substituiriam suas equipes todas por profissionais do Mais Médicos”, confidencia Idivani.

O motivo, segundo ela, seria o alto grau de comprometimentos desses profissionais, pelo fato de conseguirem manter os médicos nos municípios, e a redução da rotatividade desses profissionais, que costuma ser grande no estado do Piauí.

“O programa consegue fixar o profissional e isso traz uma tranquilidade muito grande para a gestão, de poder ter um médico ali, fixo, para atender a população. Ele não precisa se preocupar que amanhã ou depois vai perder aquele médico e isso vai gerar um transtorno para ele substituir”, explica.

Idivone comenta também a satisfação da população com o atendimento prestado pelos profissionais do Mais Médicos. “Devido à alta rotatividade dos profissionais, muitas vezes o paciente chega ao posto e não tinha um médico. Hoje a população chega e sabe que o médico vai estar lá”, lembra.

As informações, formulário de adesão e edital podem ser acessados aqui.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast