Anac lança nova regra para horários de pouso e decolagem

Concessionárias que desrespeitarem prazos estarão sujeitas a perder direito de uso dos horários

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou nesta sexta-feira (25) resolução que estabelece a política de distribuição e coordenação de slots (vagas de pouso e decolagem) dos aeroportos brasileiros.

A resolução publicada no Diário Oficial da União prevê que as concessionárias aeroportuárias que desrespeitarem os prazos estabelecidos para pousos e decolagens poderão perder o direito de uso dos horários para aeroportos concorrentes.

De acordo com informações da Anac, a nova regulamentação visa conferir mais transparência sobre a capacidade dos aeroportos, aumentar a concorrência entre companhias aéreas e otimizar os horários de pousos e decolagens, além de proporcionar aos passageiros melhora significativa na eficiência operacional das companhias aéreas.

A agência lembra que o modelo de coordenação de aeroportos foi adotado durante a disputa da Copa do Mundo, quando o setor apresentou um índice médio de atrasos superior a 30 minutos de 7,03%. O padrão internacional entende como aceitável o percentual de 15% (Fonte: ICAO) e o padrão europeu, 7,6% (Fonte: Eurocontrol).

O aeroporto de Guarulhos será o primeiro a incorporar a nova regulamentação. A regulamentação valerá para todos os chamados aeroportos de interesse, ou seja, todos aqueles com níveis de utilização considerados elevados

 

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast