Anastasia como relator do impechment é um escândalo, diz líder

Ex-governador de Minas Gerais e braço direito do tucano Aécio Neves foi escolhido relator do processo de impeachment da presidenta Dilma no Senado

Foto: Lula Marques/Agência PT

A escolha do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais e braço direito do tucano Aécio Neves, para ser relator do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na comissão do Senado foi duramente criticada. A decisão foi tomada pelo grupo na terça-feira (26).

Para o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), a relatoria nas mãos do tucano é um “grave vício” que tira a total legitimidade do processo. Ele ainda apontou ser um “absurdo e um escândalo” que o PSDB, que tem a assinatura no pedido de impeachment entregue à Câmara, dê um parecer sobre a denúncia.

“É mais um grave vício entre os tantos que tiram a total legitimidade desse processo, uma aberração jurídica desde que foi recepcionado pelo desavergonhado presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)”, condenou.

Humberto Costa

“O PSDB acusa e ele mesmo fará juízo de valor sobre a acusada. Isso é um erro que rasga todos os princípios básicos do Direito. Não houve qualquer pudor ou o mínimo de zelo pela isenção e pela imparcialidade nesse caso”, continuou. 

Ainda segundo Humberto Costa, não há dúvidas de que o voto de Anastasia na comissão do impeachment será o mesmo das eleições de 2014, a favor de Aécio Neves, candidato derrotado por Dilma no pleito presidencial.

“Não daremos trégua aos atropelos e aos desrespeitos para beneficiar aqueles que querem calcinar a lei para a satisfação de seus caprichos. Estaremos vigilantes para garantir a ordem constitucional e assegurar que, no final desse processo torpe, vença a democracia”, disse. 

A previsão dos trabalhos da comissão do impeachment é que, nesta quinta-feira (28), seja ouvida a acusação; na sexta-feira (29), a defesa da presidenta; na quarta-feira (4), o relator apresenta o parecer; e na sexta-feira (6), o relatório será votado.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast