Anfavea renova acordo para equipar famílias agricultoras

Em seis anos de existência, 80 mil tratores e 47 mil veículos de transporte de carga foram vendidos. A meta para esta safra é de 20 mil tratores

Um novo acordo entre governo e montadoras permitirá a compra de máquinas e veículos com preços especiais e condições de financiamento exclusivas agricultores familiares. Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o objetivo do acordo é estimular o desenvolvimento da agricultura familiar e promover a modernização e produtividade da atividade rural. A expectativa é de que na safra 2014/2015 esse número chegue a 20 mil tratores.

“Precisamos estimular o crescimento desse segmento com mecanismos que garantam o aumento da produtividade rural com equipamentos modernos e altamente eficientes”, disse Luiz Moan, presidente da Anfavea, após assinar o compromisso juntamente com o ministro do Desenvolvimento Agrário Laudemir Müller, na sexta-feira (17).

Criado em 2008, o programa Mais Alimentos oferece prazo de pagamento dez anos, com até três anos de carência e juros de 1% a 2%. “A peça fundamental que organiza e explica o sucesso do programa é a capacidade que tivemos de desenvolver uma parceria entre os agricultores, o governo federal e a Anfavea. Esse trabalho ampliou a efetividade do programa de grande importância para a indústria e para a produção de alimentos”, disse o ministro.

De acordo com o ministério, na safra passada, os fabricantes de tratores venderam 19 mil unidades para a agricultura familiar. Em seis anos de existência, 80 mil tratores e 47 mil veículos de transporte de carga foram vendidos.

O ministro Müller lembrou que o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) investia, há 11 anos, R$ 2 bilhões ao ano. Atualmente, esse número subiu para R$ 3 bilhões ao mês. “Mais da metade do valor vai para investimento em máquinas”, diz.

Além de modernizar o rural brasileiro, o Mais Alimentos tem também o objetivo de aquecer a indústria nacional de máquinas e veículos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o Mais Alimentos responde por 15% da demanda total do segmento de indústria de máquinas.

“A quantidade de empregos gerados é enorme. Estamos falando da geração de, no mínimo, oito mil empregos diretos na indústria. A cada R$ 1 bilhão financiado, mil empregos são gerados nas fábricas”, comentou o coordenador do Programa, Marco Antônio Viana Leite.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil