Antiga casa de veraneio vira centro de acolhimento no Maranhão

Casa Ninar recebe famílias do interior e da capital do estado nordestino para atividades de apoio psicológico e reabilitação para crianças e famílias

Kamilla Ferreira/Agência PT

Casa Ninar atende crianças com problemas de neurodesenvolvimento

Um casarão de quase 7 mil metros quadrados no bairro mais caro de São Luís, no Maranhão, até poucos anos atrás era palco de jantares opulentos regados a lagosta e champanhe. Agora, quem frequenta o espaço são famílias que necessitam de ajuda médica.

No local que servia de casa de veraneio para governadores hoje há um centro de apoio que recebe crianças com problemas de neurodesenvolvimento. É a Casa Ninar, criada por iniciativa do governador do maranhão, Flávio Dino, servindo de exemplo que o Sistema Único de Saúde (SUS) pode funcionar bem.

Desde a inauguração em Julho de 2017, o equipamento administrado Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem oferecido assistência especializada a crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias.

A casa funciona com um circuito de atividades multidisciplinares, voltadas principalmente para o fortalecimento do vínculo entre as crianças e seus familiares.  Semanalmente, 15 famílias são acolhidas por uma equipe de 58 profissionais.

Todo esse projeto foi elaborado pela médica neuropediatra Patrícia da Silva Souza, diretora clínica da Casa Ninar. O primeiro Projeto Ninar foi iniciado por ela em 2015, com atendimento ambulatorial que atendia fundamentalmente crianças sofrendo com microcefalia congênita, causada pelo Zika Vírus.

“Nós vimos no transcorrer de um ano que mais da metade das famílias vinham do interior e não havia local de suporte para hospedar e de suporte emocional. Essas famílias vinham, tinham a reabilitação por um tempo, mas voltavam para suas cidades e voltavam de dois em dois meses, mas não era suficiente para suporte às crianças e às famílias”, conta Souza.

Das 15 famílias atendidas semanalmente, 9 são do interior do estado e podem ficar acomodadas na casa.

“A ideia do projeto é que não fosse um centro de hospedagem nem uma casa de reabilitação. A ideia surgiu de que essa família precisaria um suporte tanto emocional quanto para criar a história dessa criança nessa família”.

Ela explica que a microcefalia cria um estigma para as crianças já durante a gravidez e na casa buscam reconstruir sua história de maneira mais positiva e estimular as crianças para levar a vida com mais qualidade.

As atividades desenvolvidas na Casa de Apoio Ninar – além de estimular a maternagem, que é o fortalecimento do vínculo entre as crianças e seus familiares – desenvolvem a autoestima de quem convive diariamente com as crianças. Há atividades específicas para as famílias, como arteterapia, aulas de dança e pilates.

Morador de São Benedito do Rio Preto, a 250 quilômetros de São Luís, José Renato é pai de uma criança com microcefalia e é atendido na casa pela primeira vez. “O pessoal acolheu a gente muito bem, a gente está buscando melhora para a nossa criança e aqui a gente encontra”, relata ele

“Aqui é espetacular o atendimento, muito bom mesmo. Muito satisfeito em saber que tem uma casa que apoia a gente, especialmente a gente que é do interior e muitas vezes não tem onde ficar”.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Pedro Sibahi, enviado especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast