Após PEDEX, PT deve ampliar número de diretórios pelo país

Mais de 10 mil petistas foram às urnas, no último final de semana, para eleger direções municipais.

No último domingo, o PT realizou o PEDEX (Processo extraordinário de Eleições Diretas) para renovar suas direções municipais em 534 municípios.

Atualmente o PT está organizado em 47% dos 5.570 municípios brasileiros, mas a perspectiva é de que após o PEDEX o PT tenha diretórios em 57% do país. Até o momento, 68% dos municípios participantes informaram os resultados.

Durante o 6º Congresso do PT, realizado durante o primeiro semestre de 2017, já haviam sido eleitas as direções municipais em 2.622 municípios.

Através do PEDEX os municípios que não conseguiram constituir um Diretório Municipal durante o 6º Congresso, puderam eleger agora sua direção municipal. Além de ampliar em 20% o número de municípios com o PT organizado, o PEDEX reduzirá o número de Comissões Provisórias.

O PT considera fundamental que as suas direções estejam alicerçadas pelo voto de seus filiados e filiadas, fortalecendo a nossa democracia interna e garantindo a participação das mulheres, dos jovens e dos negros e negras em nossas direções.

Foram inscritas para participar do PEDEX 549 candidatos e candidatas para os cargos de Presidente e 692 chapas municipais, compostas por 4.416 filiados e filadas que disputarão uma vaga nos novos Diretórios Municipais.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast