Aprovação de contas no TSE foi vitória política, diz Edinho Silva

Ministros aprovaram, por unanimidade, prestação de contas da campanha de Dilma e do PT

O tesoureiro da campanha da presidenta Dilma Rousseff à reeleição, o deputado estadual Edinho Silva (PT-SP), comemorou a aprovação das contas eleitorais após , na noite desta quarta-feira (10), após sessão no Tribunal Superior Eleitoral. Por unanimidade, os ministros consideraram não ter havido falhas que comprometessem a documentação apresentada e pudessem reprovar as contas.

“Não foi apenas uma vitória jurídica, da legalidade. Foi a vitória política, de uma forma de condução da nossa campanha que seguiu a orientação da presidenta Dilma”, afirmou em vídeo distribuído nas redes sociais.

Edinho Silva fez questão de ressaltar a seriedade com que a contabilidade da campanha do PT foi desempenhada. “Nós arrecadamos dentro da legalidade, de forma transparente e ética. E gastamos os recursos da mesma forma”, declarou.

Apesar da grande expectativa criada em torno da análise das contas do PT, todos os ministros votaram a favor da aprovação, embora com ressalvas. “Não se constatou doações de fontes vedadas ou utilização de recursos que não tenham sido contabilizados”, justificou o ministro Gilmar Mendes no relatório.

Contra os argumentos apresentados pela coligação do candidato derrotado, Aécio Neves (PSDB), de que a campanha de Dilma teria excedido o limite de gastos, uma das falhas consideradas mais graves, os ministros reconheceram o pedido protocolado pelo PT, dentro do prazo legal, para elevação do limite para R$ 383 milhões.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias