Aprovado por 70% em 2008, Valdeci priorizará saúde em Santa Maria

Candidato do PT em cidade gaúcha lembrou da sua alta aprovação em 2008, quando era prefeito da cidade; reforçar a saúde está entre suas as principais propostas

Foto: Divulgação

Prefeito aprovado por 70% dos moradores de Santa Maria (RS), Valdeci Oliveira (PT) quer retomar as conquistas da cidade e priorizar a saúde. O dado, divulgado em 2008, foi relembrado pelo candidato em debate que ocorreu na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), na segunda-feira (24).

Valdeci foi prefeito por duas gestões, de 2001 a 2008. Nesse período, implantou o orçamento participativo na cidade e, pela primeira vez, trabalhou pela periferia e pelos mais pobres na cidade. Em sua época, foi construído um hospital, um Posto de Atendimento e haviam 16 equipes de saúde da família atuantes. Hoje, são apenas 12, com cobertura de apenas 17,5%.

Ao longo dos cinco blocos do programa, Valdeci detalhou suas propostas para a cidade. Entre elas, está o plano de criar o Escritório do Empreendedor, como forma de desburocratizar a abertura de empresas na cidade.

O candidato também quer expandir o número de equipes do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública e reestruturar os programas voltados às mulheres. Também vai lutar pela continuidade da recuperação ambiental do Arroio Cadena e retomar as ações de infraestrutura voltadas para o Centro, os bairros, vilas e distritos.

No encerramento do debate, destacou o orgulho de contar com uma mulher na sua chapa. “A única candidatura que conta com uma mulher na chapa é a nossa. Isso é muito simbólico para o projeto de cidade que pretendemos implantar. Tenho orgulho, ainda, de concorrer a prefeito novamente tendo todas as contas da minha gestão no Executivo aprovadas pela Câmara de Vereadores, que é o órgão responsável pela análise desses procedimentos”, salientou Valdeci.

No Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Valdeci fez mais uma rodada de apresentação de propostas. Um dos compromissos discutidos com o setor foi a criação da Secretaria Municipal do Interior dotada de maquinário e equipamentos próprios.

“Quero criar a Secretaria do Interior no lugar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que hoje tem dificuldade de atender às questões da infraestrutura dos distritos, porque não possui um parque de máquinas próprio”, disse ele, que ainda fez panfletagem na Vila Cerro Azul, na tarde de segunda.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast