Apuração do Plebiscito deve estar concluída dia 24

PT continua colhendo assinaturas para encaminhar o projeto de iniciativa popular de Reforma Política defendida pelo partido

No próximo dia 24 de setembro, a secretaria operativa nacional realizará uma coletiva em São Paulo, na qual devem ser divulgados os números finais do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Várias cidades, porém, já divulgaram parciais da votação presencial, realizada por mais de 450 entidades de todos o País, com 40 mil urnas abertas aos cidadãos brasileiros no período de 1 a 7 de setembro.

Em Sergipe, com 90% das urnas apuradas, a organização local divulgou que mais de 184 mil pessoas votaram. Destas, 181.170 (96%) votaram “Sim”. Apenas 2.735 pessoas optaram pelo “Não”. Com 85% das urnas apuradas, a região metropolitana de Recife ultrapassou a marca dos 120 mil eleitores.

Já no Sul do Rio de Janeiro, 8412 pessoas votaram e 97,75% optaram pelo “Sim”. Em Piracicaba, cidade do interior paulista, os votos já foram contabilizados e 21.500 pessoas disseram “Sim”. Com meta estipulada, de 500 mil votos, o comitê estadual de São Paulo, já apurou mais de 1 milhão e 700 mil.

Ricardo Gebrim, da secretaria operativa nacional e membro da Consulta Popular, disse que a apuração nos estados menores já está encerrada. São Paulo, Minas Gerais e Bahia devem ser os últimos estados a contabilizar os votos. Para ele, o resultado pode surpreender, e alcance entre 7 e 8 milhões votantes.

A votação online contou com a participação de 1.744.872 pessoas. Destes, 1.691.006 (96,9%) votaram “Sim”. Apenas 53.866 (3,1%) votaram contrariamente a proposta.

Coleta de Assinaturas – Independente do resultado do Plebiscito, o Partido dos Trabalhadores continua colhendo assinaturas pela Reforma Política. A sigla pretende colher 1,5 milhão de assinaturas para dar entrada no Congresso Nacional, com um projeto de iniciativa popular. Segundo Gleide Andrade, vice-presidenta do PT, a coleta de assinaturas não tem data para acabar. Apoie o projeto do PT pela Reforma Política por meio do sítio:  https://pt.org.br/reformapolitica/
Por Marcos Paulo Lima, da Agência PT de Notícias