Aragão:”Só Lula pode encontrar uma saída negociada para o país”

O ex-ministro da Justiça disse que a condenação de Lula pelo TRF-4 representa a censura a um projeto democrático por um Judiciário político

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ex-ministro da Justiça do governo Dilma Eugênio Aragão: “Força-tarefa da Lava Jato desrespeitou a soberania nacional ao utilizar, de forma ilegal, dados sigilosos de empresas brasileiras”.

O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão afirmou, em entrevista à revista Carta Capital, que a confirmação da condenação de Lula pelo TRF da 4ª Região representa a censura a um projeto democrático, por um Judiciário cada vez mais empenhado em fazer política.

“O que está em jogo é muito mais do que o não provimento de uma apelação. Mesmo sem votos e sem mandato, os juízes estão decidindo por nós o caminho que o Brasil deve seguir. Está em xeque a credibilidade do Judiciário, porque ele ingressou em um terreno perigoso, que é o da arena política. A condenação de Lula significa censura a um projeto democrático, vinda de um órgão que não tem esse papel. E sabemos perfeitamente que o juiz Sergio Moro agiu com intuito partidário”, disse Aragão.

“Se o Judiciário continuar se portando como um ator político, vejo um futuro tenebroso. A história não termina aqui. Lula pode ser impedido, mas as demandas da grande maioria da população, sobretudo a dos mais pobres, são concretas”, diz ele.

Segundo o ex-ministro, os conflitos sociais vão persistir e, com a retirada de direitos, devem se agudizar. “Vemos a criminalidade aumentar, assim como a precarização do trabalho e a inadimplência. As grandes empresas nacionais, que poderiam desenhar um futuro mais promissor, estão em profunda crise ou estagnadas. Aonde vamos chegar? Em um cenário de conflagração, de convulsão social”, alerta

Por Brasil247.com.br e CartaCapital.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast