dep.assiscarvalho@camara.leg.br

Teresina - PI
sorgptpiaui@gmail.com
(86) 3223-0019 / (86) 3223- 5228

Nascido em Oeiras (PI), Assis Carvalho chega à Câmara dos Deputados em 2015 para exercer seu segundo de deputado federal.

Suas prioridades para a legislatura 2015-2019 são o acesso à Saúde de qualidade, a modernização da Agricultura Familiar (com acesso a políticas públicas para reduzir o êxodo rural), e a Justiça Fiscal (com regras mais justas para distribuição da carga tributária).

Sendo o primogênito de oito filhos, começou a trabalhar cedo para ajudar no sustento da casa, dividindo o tempo entre os estudos e a venda de picolés, auxiliar de assentador de vidros e de escritório, gerente de lojas volantes, até entrar como bancário concursado na Caixa Econômica Federal em 1980.

Tendo começado a estudar somente aos dez anos de idade, formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ligado aos movimentos sociais, Assis atuou no movimento sindical, foi dirigente da Confederação e do Sindicato dos Bancários e da Associação do Pessoal da Caixa. Participou da luta pela democratização da comunicação, nos anos 90, liderando o movimento rádios comunitárias no Piauí.

Em 2006, foi eleito deputado estadual e, no mandato, aprovou o Código de Saúde do Piauí. Foi secretário de Estado da Saúde (abril 2007 a março 2010), atuando em parte do período em que o Piauí apresentou o segundo melhor desempenho do Brasil, saindo da 23ª posição, em 2000, para a 16ª em 2009 (Índice Firjan); destacou o Piauí entre os que mais reduziram dengue, foi premiado em padrão internacional de plasma sanguíneo; modernizou, reformou, ampliou e reequipou a rede hospitalar.

Antes, foi gestor do Detran (2003-2004) – posicionando-o na segunda colocação no ranking brasileiro, com a moralização, informatização e ampliação do atendimento – e da Companhia de Águas – Agespisa (2005-março de 2006), onde ampliou o acesso ao abastecimento e investiu na qualidade da água produzida.

Foi eleito deputado federal em 2010 e reeleito em 2014.