Atletas brasileiros brilham nos jogos Parapan-Americanos de Toronto

Número de medalhas de ouro é inédito no histórico de participações em jogos do Parapan

Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Com 210 medalhas, sendo 86 de ouro, 60 de prata e 64 de bronze, o Brasil lidera com folga o ranking de medalhas do Parapan-Americano, em Toronto, no Canadá. O país anfitrião vem segundo, com 140 medalhas, seguido pelos Estados Unidos da América (EUA), com 110 medalhas.

O tênis de mesa brasileiro conquistou 15 medalhas de ouro, somente na quinta-feira (13). No total, os mesa-tenistas conquistaram 31 pódios. O bom desempenho garantiu a dez atletas brasileiros vagas para a Paraolimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Na quarta-feira (12), o Brasil havia alcançado 154 medalhas, com dobradinha nas categorias masculino e feminino da modalidade 50 metros nado livre, classe S5. Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Joana Neves e Esthefany Rodrigues ficaram com ouro e prata, respectivamente. A nadadora Edênia Garcia conquistou medalha de ouro nos 50 metros costa na classe S4.

O para-atletismo brasileiro foi o grande destaque na terça-feira (11). A modalidade salto à distância, classe T11/12, deu ao Brasil pódio triplo, com ouro para Silvânia Costa, prata para Thalita Simplício e bronze para Lorena Spoldore.

Nos 5 mil metros da classe T12, Yeltsin Jacques conquistou o ouro e Gustavo Araújo venceu os 100 metros da classe T13. O primeiro lugar no lançamento de dardos, na classe F37/38, ficou com a atleta Shirlene Coelho. Mateus Evangelista e Lucas Ferrari fizeram a dobradinha brasileira nos 100 metros classe T37, com outro e prata, respectivamente. Até esse dia, o Brasil contabilizava 130 medalhas.

Da Redação da Agência PT de Notícias