Ato em São Paulo celebra 100 anos de nascimento de Mandela

Iniciativa em homenagem a centenário do sul-africano aconteceu nesta quarta (18); semana também marca os 100 dias da prisão política de Lula

Elineudo Meira

Vereador Eduardo Suplicy durante ato pelo centenário de Nelson Mandela em São Paulo

Durante o ato #LulaLivre #MandelaVive, o vereador Eduardo Suplicy defendeu a liberdade e a candidatura do ex-presidente Lula. O ato ocorrido na Praça do Patriarca nesta quarta-feira (18), no centro de São Paulo, celebrou 100 anos de vida de Nelson Mandela completados na mesma semana que fez 100 dias da prisão política de Lula.

Suplicy ressaltou que o juiz Sérgio Moro condenou Lula sem ter apresentado uma prova que justifique a prisão do ex-presidente. “Lutamos para que Lula tenha o direito de explicar tudo de forma digna aos tribunais e ser libertado, pois ele é o nosso candidato à presidência da república”, disse ele.

De acordo com a secretária municipal de combate ao racismo, Marilândia Frazão, Mandela e Lula pensaram para a sociedade as mesmas coisas: igualdade, liberdade, oportunidade e direitos de ser. “Por isso, esses dois grandes líderes somam as justiças para o mundo e nós negros e negras, que lutamos pela liberdade para Mandela, hoje gritamos liberdade para o Lula”, afirma ela.

O deputado federal Vicentinho destacou que ninguém deve julgar outra pessoa pela cor da pele, religião, orientação sexual, ou pelo estado de origem, mas sim pelo seu carácter. “É hora do Brasil acabar com ódio, não podemos permitir que um terreiro religioso seja invadido por intolerância”, ressaltou ele.

O ato iniciou com apresentação das Mulheres de Oyá da zona leste, que fizeram uma oferenda com música e xequerês. Também marcou presença no ato organizado pelas secretarias estadual e municipal de Combate ao Racismo de São Paulo, o ex-deputado federal Jilmar Tatto.

Por Diane Costa, Comunicação PT-SP