Ato marca vigília da resistência em frente à Polícia Federal

Montado desde a noite de sábado (7), o Acampamento da Resistência também recebeu a cantora Ana Cañas que homenageou Lula

Centenas de militantes, movimentos sociais e lideranças políticas estão desde a noite de sábado (7) em vigília na porta da Polícia Federal onde está o ex-presidente Lula. Na tarde deste domingo (8), após uma homenagem realizada pela cantora Ana Cañas que cantou para Lula, um grande ato foi realizado e perdurou até o início da noite.

Coordenadores das duas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo estiveram presentes, além de representantes de todos os partidos de esquerda, movimentos sociais como CUT, MAB, CTB, MST, MTST e parlamentares que discursaram enquanto o povo gritava “Lula Livre” e “Resistência”. No local, a cem metros da sede da PF, também foi montada uma banca para que as pessoas escrevam cartas de apoio que serão entregues ao ex-presidente.

Em sua fala, o deputado federal Marco Maia convocou o povo a manter a resistência e as mobilizações em todo o país até que Lula esteja livre. “Estamos todos aqui indignados com o que estão fazendo com nosso presidente. Isso não tem cabimento. Podem ter certeza que hoje os que perseguem Lula estão, na verdade, perseguindo um projeto de governo, um jeito de fazer pelo povo e de construção de país. Estaremos aqui todos os dias necessários e quero estar com vocês no dia em que nosso companheiro Lula atravessar aquele portão e voltar para nós”.

Em um momento dos pontos altos do ato, o senador Lindbergh Farias fez um jogral emocionante com o povo. “Vocês estão aqui fazendo história. Daqui a 40 anos vamos lembrar desse momento. Eu sei que o dia de ontem foi difícil, todos choramos de indignação, mas vamos lembrar que Lula é um gigante. Sérgio Moro achava que era o dia dele, mas hoje em todos jornais do mundo a foto é Lula sendo carregado pelo povo.Sérgio Moro é um covarde, fantoche da Rede Globo”, frases que foram repetidas pelas pessoas.

O secretário nacional de Finanças do PT, Emídio de Souza, informou que a orientação da direção nacional do PT é permanecer em Curitiba. “Os últimos três dias ficamos com Lula 24 horas e percebemos o tamanho da indignação das pessoas. Mas Lula é um estadista e veio a Curitiba. Ele disse: eu posso ficar restrito em uma sala com 3×5 metros, mas nossa militância não está confinada e tem um Brasil inteiro para percorrer e levar a nossa voz”.

Ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate a Fome de Lula, deputado Patrus Ananias, também está na vigília e falou aos militantes. Ele denunciou que a prisão do ex-presidente é mais uma fase do golpe, a “fase mais cruel” já que a direita e quem está no poder tentam impedir que o povo volte a governar o país.

“Eles estão dando sequencia a esse golpe perverso e antidemocrático, anti-popular e anti-nacional e agora prendem nossa liderança maior, a maior que esse Brasil já conheceu que honra e orgulha o povo brasileiro”.

Após o ato, as lideranças seguiram para a organização do acampamento que conta com apoio dos movimentos sociais e de agricultores. Centenas de pessoas ainda se deslocam para Curitiba para dar apoio ao ex-presidente.

Assista ao ato:

#AOVIVO! Vigília em Curitiba: #LulaLivre!

Publicado por PT – Partido dos Trabalhadores em Domingo, 8 de abril de 2018

Da Redação da Agência PT de Notícias