Ato na Câmara apóia Plebiscito Popular

Bancada vai se manifestar a favor do movimento estruturado em mais de cem municípios, em 1.500 comitês

Será realizado nesta terça-feira (2) no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, às 17h, o ato público de lançamento do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva para Reformar o Sistema Político, a partir de iniciativa de Renato Simões (PT-SP). A campanha pelo plebiscito conta com o apoio de aproximadamente 400 entidades, que buscam conseguir durante a Semana da Pátria (de 1º a 7 de Setembro) cerca de 10 milhões de votos e assinaturas para reformar o sistema político e eleitoral brasileiro.

Após as manifestações de junho de 2013, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a realização de um plebiscito para viabilizar a reforma política, mas a proposta foi barrada por vários partidos conservadores no Congresso. Na ocasião, o PT apoiou a iniciativa da presidenta.

“Esse ato público vai servir para resgatar a reforma política das trevas, onde o Congresso o colocou, e jogar luz sobre o assunto. O parlamento precisa ouvir a vontade popular expressa nas manifestações ocorridas em junho de 2013, que repudiaram o atual sistema”, explicou Simões.

Ainda de acordo com o parlamentar, o Congresso já demorou demais para avaliar o tema. “O Congresso precisa cumprir o seu papel. Há mais de 20 anos que a reforma política não avança no parlamento, e para que ocorra é preciso ouvir a população em um plebiscito oficial”, afirmou.

Dentre os temas a serem abordados estão a discussão sobre financiamento de campanhas, mudanças no sistema eleitoral, maior participação social nas políticas públicas do país, o fortalecimento dos mecanismos de democracia direta e maior representatividade de grupos considerados subrepresentados no sistema político e nos espaços de poder – tais como mulheres, negros e indígenas, entre outros.

Organização – Conforme os organizadores, o movimento já está estruturado em mais de cem municípios, em 1.500 comitês, e com estrutura preparada para ouvir a população por meio da disposição de urnas e cédulas. A expectativa é de que sejam recolhidos aproximadamente 10 milhões de votos. Além disso, a votação via internet será colocada à disposição pelo site do movimento, organizado com um sistema que impedirá que uma mesma pessoa vote mais de uma vez.

Por Heber Carvalho, do PT na Câmara com Rede Brasil Atual

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil