Atos denunciam manipulação da mídia para esconder o golpe

Foco das manifestações populares no dia 5 de maio será a atuação da grande imprensa em defensa do golpe contra presidenta Dilma

Lula Marques/Agência PT

Uma série de mobilizações pela democratização da mídia está programada para a próxima quinta-feira (5) em todos os estados do Brasil. No Dia Nacional de Luta contra o Golpismo Midiático, os atos são convocados pela Frente Brasil Popular e pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) para denunciar o papel da grande mídia no golpe contra a presidenta Dilma Rousseff.

“Devemos discutir com a sociedade que o monopólio no setor fere a democracia, a liberdade de expressão e o direito à comunicação. É preciso evidenciar o vínculo perverso entre o monopólio e a ausência de pluralidade e diversidade de vozes na mídia, que conduz a uma narrativa única dos fatos, sempre à serviço da pauta conservadora, antipopular e golpista, estimulando o discurso do ódio, o preconceito e a intolerância”, afirmam os organizadores.

Manifestantes em ato no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (Foto: Paulo Pinto/Agência PT)

Os comitês estaduais da Frente Brasil Popular e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação ainda divulgarão horário e local das atividades nos estados. Acompanhe no site da Agência PT.

Sem mídia democrática, não há democracia

No dia  de maio, data em que milhares de pessoas foram às ruas para barrar o impeachment, o coletivo Intervozes denunciou a manipulação da informação. Em sua página no Facebook, argumentam que, enquanto Dilma discursava no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, a emissora “GloboNews” reprisava um programa sobre literatura.

“Trechos da fala de Dilma só foram mostrados aos telespectadores do canal tempos depois, no jornal da tarde, que também trouxe flashes dos atos nos demais estados organizados pelas centrais sindicais. A mensagem das manifestações em defesa da democracia e contra o golpe foi secundarizada”, afirmam.

Presidenta Dilma participou do ato em São Paulo e denunciou: golpe também é contra trabalhadores (Foto: Paulo Pinto/Agência PT)

Intervozes lamenta ainda que, nos protestos pró-impechment, até aqueles que reuniram somente dezenas de pessoas já tenham sido transmitidos ao vivo pela emissora. “O anúncio, pela Presidenta, de medidas importantes para a classe trabalhadora não foi digno de qualquer destaque. Talvez porque Dilma tenha denunciado, uma vez mais, o golpe em curso no país”.

Da Redação da Agência PT de Notícias