Atos em defesa de Dilma e contra Cunha reúnem 275 mil em todo o Brasil

Todos os 27 estados e o Distrito Federal realizaram mobilizações durante todo o dia. Em São Paulo (SP), o maior protesto registrado, reuniu cerca de 100 mil pessoas no centro da cidade, segundo informação da Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Brasileiros de todas as partes do País foram às ruas nesta quarta-feira (16) em defesa da democracia. Ao todo, segundo os organizadores, mais de 275 mil pessoas participaram das manifestações em defesa da presidenta Dilma Rousseff, contra o golpe e pela saída do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Todos os 27 estados e o Distrito Federal realizaram mobilizações durante todo o dia. Em São Paulo (SP), o maior protesto registrado, reuniu cerca de 100 mil pessoas no centro da cidade, segundo informação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)  e a União Nacional dos Estudantes (UNE) estimaram, no entanto, de 70 mil a 75 mil.

O ato teve início na Avenida Paulista e seguiu em direção à Consolação. Todas as faixas nos dois sentidos da Avenida foram totalmente tomadas pela passeata da democracia.

No Rio de Janeiro (RJ), o ato em repúdio ao golpe instalado contra a presidenta Dilma reuniu 6 mil pessoas na na Cinelândia, por volta das 18h, segundo a CUT.

O protesto foi convocado por entidades como a CUT, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a UNE. Participaram também militantes do PT e do PCdoB.

Protesto em Belo Horizonte chega a Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte (Foto_Humberto Trajano_G1)Em Belo Horizonte (MG), a organização estimou em 20 mil o número de manifestantes que marcharam na tarde de hoje contra o pedido de abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma.

O ato se concentrou na Praça Afonso Arinos, na Região Central da capital mineira, e saiu em passeata por ruas do centro. Às 19h20, o ato deixava a Praça Sete e seguia sentido Praça da Estação pela Avenida Amazonas.

Em Recife (PE), 50 mil pessoas, de acordo com a CUT, participaram dos protestos contra Eduardo Cunha e em repúdio ao processo de impeachment da presidenta Dilma.

O ato teve início na Praça Oswaldo Cruz, no centro da cidade e seguiu, por volta das 17h, pela Avenida Conde da Boa Vista até a Rua da Aurora, em frente ao monumento Tortura Nunca Mais. Após as 18h, os primeiros manifestantes começaram a chegar ao ponto final, o monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora.

O Pará também aderiu aos protestos de hoje. Em Marabá, no sudeste do estado, o movimento reuniu cerca de 300 pessoas, com faixas e bandeiras. Os manifestantes marcharam do Ginásio Municipal, onde ocorria a feira estadual de agricultura, até a sede da prefeitura.

Em Boa Vista, (RR), 100 pessoas se reuniram na praça do Centro Cívico. Em Campo Grande (MS), o ato contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e contra Eduardo Cunha começou por volta das 17h20, e reuniu, segundo a organização, 1,2 mil pessoas.
A Paraíba também esteve presente dos atos pela democracia. Na capital João Pessoa, cerca de 4 mil pessoas tenham participado da manifestação. Em Campina Grande, foram 1,5 mil, segundo a CUT.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal “G1