Autor de projeto para entregar o pré-sal, Serra é alvo de protestos em Macaé

Cerca de 40 pessoas manifestaram contra texto proposto pelo tucano. Protesto aconteceu durante conferência em Macaé (RJ)

O senador José Serra (PSDB), autor de um projeto que pretende retirar da Petrobras a autonomia sobre o petróleo brasileiro, foi alvo de protestos durante uma conferência em Macaé (RJ).

Cerca de 40 manifestantes, ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ao Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, interromperam o discurso do tucano, que falava sobre o projeto aos empresários

O grupo, que utilizava nariz de palhaço, fez um “apitaço” durante o pronunciamento de Serra. Além disso, eles gritavam palavras de ordem como “fora, entreguista”.

O texto proposto por Serra no Senado Federal prevê a revogação do artigo 4º da Lei 12351/ 2010, do sistema de partilha. O artigo que está em vigor atualmente, e que o tucano pretende mudar, assegura a participação mínima da empresa brasileira em pelo menos 30% de todos os blocos de exploração contratados.

Além disso, a lei em atual ainda determina a atuação da Petrobras como operadora da exploração. O projeto do senador tucano também pode inviabilizar economicamente a Petrobras, pois pretende revogar o artigo 14, que permite que a estatal participe de leilões par ampliar a margem de 30% dos projetos de exploração.

Da Redação da Agência PT de Notícias