Bairro pobre à beira mar leva apoio à candidata petista em Fortaleza

Luizianne Lins construiu, quando prefeita, um projeto urbanístico revolucionário na Barra do Ceará. Em caminhada, povo mostrou solidariedade à candidata

Muitas mulheres e jovens caminharam na Barra do Ceará, na periferia de Fortaleza, na tarde de terça-feiraa (16), para demonstrar apoio à Luizianne Lins, candidata petista à prefeitura da capital cearense.

Os gritos de “volta, Lôra” ecoaram entre as ruas e vielas da comunidade. A petista foi figura decisiva para manter a comunidade no local e revolucionar a forma de convivência da região.

Fortaleza2

Caminhada petista na Barra do Ceará

A Barra do Ceará é um dos bairros mais pobres e populosos de Fortaleza, que se estende por vários quilômetros à beira do mar.

Houve sempre projetos para levar as famílias humildes – entre elas muitos pescadores – para regiões mais distantes com a intenção de construir condomínios de alto nível no local. Já Luizianne, como prefeita entre 2005 e 2012, fez o caminho contrário ao lançar o projeto Vila do Mar.

Ela requalificou a região de cinco quilômetros entre a Barra do Ceará eo Pirambu com a construção de calçamento do mesmo nível das regiões nobres da cidade, ciclovia, praça de convivência, quadras esportivas e iluminação pública.

Luizianne

Luizianne Lins (foto: divulgação)

A atual deputada federal também tirou as moradias em palafitas (áreas de risco para a construção de casas) e levou os moradores para um conjunto de casas a apenas um quilômetro de distância. Todos permaneceram nas região onde cresceram.

Na Câmara dos Deputados, Luizianne explicou o Vila do Mar, considerado um dos maiores projetos urbanos da América Latina.

“Nós urbanizamos o local sem tirar as pessoas pobres da beira da praia. E tirar os pobres da beira da praia é sempre a intenção primeira de muitos governantes, porque é um terreno muito valioso e a especulação imobiliária não se conforma. Então o governo não urbaniza porque os pobres estão lá para ver se um dia consegue tirar o povo e fica por isso mesmo”.

“Nós tivemos a ousadia de levar para essas pessoas, que há 50 anos conviviam com lixo, esgoto e lama, para uma das maiores referências de projeto de urbanização na beira da praia da América Latina”.

Outra obra de profundo impacto na Barra do Ceará foi a Construção do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza (Cuca) Che Guevara. Inaugurado em 2009 com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Cuca Che Guevara é um espaço de expressão e produção cultural e artística dos jovens da cidade.

A estudante universitária Ana Fernandes estava na caminhada na Barra do Ceará e contou à reportagem da Agência PT por que defende a volta de Luizianne à prefeitura de Fortaleza.

Fortaleza1

A estudante Ana Fernandes

“Eu apoio Luizianne porque a Vila do Mar, o Cuca, o congelamento das passagens de ônibus e tantos outros projetos ajudaram sobretudo a população, a juventude da periferia e a juventude negra”, explicou.

As mulheres foram à frente da manifestação para celebrar que Luizianne é relatora da Frente Parlamentar de Enfrentamento da Violência contra a Mulher na Câmara dos Deputados.

Uma moça que ajudava a carregar a faixa exclamou, em uma viela da Barra do Ceará: “Muitas mulheres estão aqui é para defender a única mulher candidata a prefeita de Fortaleza”.

Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil
PT abre alianças contra bolsonarismo, DEM e PSDB para defender o  povo Brasil

Mais notícias

PT Cast