Bancada do PT: Austeridade e “guerra” não resolvem a violência

Para líder do PT no Senado, Lindbergh Farias, é preciso investir na investigação para combater o crime e na reformulação do papel da polícia

Agência Senado

Os senadores Lindbergh Farias e Fátima Bezerra

“O Brasil há de ter maturidade para discutirmos e buscarmos saídas estruturantes”, defendeu o senador Lindbergh Farias, líder da Bancada do PT no Senado Federal durante sessão de debate temático sobre violência e segurança pública com representantes do governo, da sociedade e parlamentares, realizada na noite de terça-feira (6).

Para Lindbergh, no entanto, “com essa política de austeridade fiscal, com essa Emenda Constitucional 95, nós não vamos resolver a situação”. Ele defendeu reformulação do papel da polícia, investimentos na segurança e, em especial, nas ações de fronteira do país.

O senadores Jorge Viana (PT-AC) e Humberto Costa (PT-PE) e a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) também questionaram a insuficiência da proposta do governo limitada à intervenção militar. Para Viana, a situação da segurança pública está diretamente vinculada à crise econômica de responsabilidade do atual governo.

Humberto e Fátima destacaram que o apelo do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que participou da sessão, não tem correspondência nas medidas econômicas do governo e nas posições dos parlamentares governistas.

Citando o general Villas Bôas, Lindbergh lembrou o exemplo da experiência na favela da Maré, no Rio de Janeiro, onde após a saída das FFAA a situação retornou ao que era antes. Lindbergh também destacou a decisão de descartar operações militares, e defender a intervenção social, anunciadas pelo general Richard Fernandez, atual Secretário de Segurança do Rio de Janeiro.

“Para resolver, tem que haver inteligência, investigação. Não é só com a guerra na ponta” afirmou o senador Lindbergh, alertando que no país a polícia faz o trabalho de policiamento ostensivo e preventivo, mas não investiga.

Ainda de acordo com o Lindbergh, é preciso investir nas fronteiras do país onde a vigilância é prejudicada pelo corte de verbas. O orçamento executado no SISFRON (Sistema de Segurança das Fronteiras) caiu de R$ 276 milhões, em 2016, para R$ 232 milhões”. “Então, é um equívoco a gente descobrir as fronteiras nesse momento”, sentenciou.

Participação das comunidades

Já o Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Leonardo Steiner, questionou as limitações da política de intervenção apenas pela força militar.

“Podemos usar muita força, podemos usar muita energia, mas, se não nos envolvermos a nós pessoalmente, mas envolvermos a comunidade, o cidadão, a cidadã, não teremos prisões com menos gente, não teremos menos mortes, estatísticas aterrorizantes que nós lemos, todos conhecemos, algumas há pouco recordadas”.

Para Dom Leonardo, “se não nos envolvermos e não envolvermos a comunidade, não buscarmos uma nova ética, não buscarmos uma nova educação, teremos uma segurança pública? Ou teremos mais violência ainda?”.

Ministro da Defesa

“A participação do Ministério da Defesa nessas ações tem sido conduzida na parte da garantia da lei e da ordem”, esclareceu o Ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna. “Está no caput da Constituição Federal que as Forças Armadas se destinam à defesa da Pátria, à garantia dos Poderes constitucionais e que, por iniciativa de um desses Poderes, à garantia da lei da ordem”, destacou o general.

Afirmando que as FFAA estão preparadas para a missão, o general Luna perguntou se seria do “interesse das Forças Armadas estarem presentes nisso?”. “Não, não é, porque existem as polícias federais, existem outros órgãos que têm essa finalidade. Mas, logicamente, sempre que convocados, as Forças Armadas estão em condições de participar e devem participar como o cidadão”.

Do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast