PT na Câmara vai processar Bolsonaro por agressões a deputada

O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Vicentinho (SP), divulgou nota, nesta terça-feira (10), na qual rechaçou as agressões feitas pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) à deputada Maria…

cmp3.10.3.1Lq4 0x9bf27467

O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Vicentinho (SP), divulgou nota, nesta terça-feira (10), na qual rechaçou as agressões feitas pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) à deputada Maria do Rosário (PT-RS) e prometeu processá-lo nos âmbitos do Legislativo e do Judiciário .

“A barbárie cometida hoje no plenário da Câmara ofende a cidadania brasileira e as consciências das pessoas que lutam por uma sociedade civilizada, tolerante e democrática”, afirma o texto.

Bolsonaro afirmou que não estupraria a deputada Maria do Rosário porque ela não merece, durante sessão plenária. A deputada havia discursado sobre crimes praticados na ditadura militar e o relatório final dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, que será divulgado nesta quarta-feira (10), e prevê o indiciamento de responsáveis por torturas.

“Diante disso, a Bancada do PT decidiu tomar todas as medidas judiciais e regimentais contra o deputado Jair Bolsonaro”, diz a nota de Vicentinho.

leia a íntegra:

Nota de Repúdio da Bancada do PT ao deputado Jair Bolsonaro

O Deputado Jair Bolsonaro é representante, aqui neste Parlamento, de um outro estágio civilizatório: um que a sociedade brasileira felizmente superou, mas que não está enterrado porque tem nesse senhor sua cria, a destilar a grosseria, o ódio, o desrespeito e a violência próprios dos tempos de barbárie.

Hoje este senhor cometeu mais um ato torpe ao declarar que “não estuprava a deputada Maria do Rosário porque ela não merece”, deixando assim transparecer como lhe é admissível a ideia de assumir o papel de estuprador condicionando, porém, sua agressão ao “merecimento” da vítima, assim demonstrando a covardia que é tão típica dos estupradores.

A dignidade da pessoa humana, que é relembrada, comemorada e reivindicada nesta semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos, é um valor estranho a esse senhor: tudo o que está em sua mente e em sua boca é maldade e depravação, marcas indeléveis do regime de usurpadores e torturadores que ele tanto defende.

Num exercício de paranoia conspiracionista, os malfeitos desse tempo de horror ele quer projetar no nosso governo, que ao contrário de tudo o que ele representa, é democrático e vitorioso. Nossa Constituição prevê punição para práticas discriminatórias que atentem contra os direitos e liberdade fundamentais. O artigo 1º, da Carta Magna fundamenta-se, entre outros valores, na cidadania e na dignidade da pessoa humana e no pluralismo político.

Diante disso, a Bancada do PT decidiu tomar todas as medidas judiciais e regimentais contra o deputado Jair Bolsonaro. A barbárie cometida hoje no plenário da Câmara ofende a cidadania brasileira e as consciências das pessoas que lutam por uma sociedade civilizada, tolerante e democrática. No âmbito do Parlamento e do Judiciário, todas as iniciativas serão tomadas por nós, parlamentares da Bancada do PT, já que as declarações – ameaças – de Bolsonaro demonstram total desrespeito à condição de representante do povo deste país.

Cara companheira deputada Maria do Rosário, temos orgulho do seu caráter e do seu compromisso com a dignidade humana. Não se deixe abater por este ataque vil e conte sempre conosco.

Dep. VICENTINHO – PT/SP
Líder da Bancada na Câmara

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast